Professor Janser - Geografia - 2º A, B, C, D, E, F. Atividade 1 do 4º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada : Tectônica de Placas - Data de entrega até: 05/11/2021

 14ª Postagem Blog2021 - Professor Janser - Geografia.

 Atividade 1 – 4º Bimestre:

Somente para alunos no sistema REMOTO!

 Tema: O estudo da estrutura geológica e geofísica da Terra

 Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.

Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

 Data de entrega da atividade: até 05/11/2021

 Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

 Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

 Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529

 Ensino Médio: 2ª série A, B, C, D, E, F – 3º bimestre.

 Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: “Identificar, em textos ou iconografias, a relatividade dos conhecimentos científicos, sua evolução linear e as rupturas revolucionárias, que alteraram o curso das ciências, notadamente na Geologia e na Geofísica”. 

Unidade temática: Natureza e riscos ambientais.

Objeto do conhecimento: Estruturas e formas do planeta Terra.

 Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Bom estudo!



Página 144 - CADERNO DO ALUNO TEMA 5: A TECTÔNICA DE PLACAS

Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras.

A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

Teoria das Placas Tectônicas

Em 1913, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas.

 A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra. Portanto, a superfície terrestre não é uma placa imóvel, como era falado no passado.

 Movimentos das placas tectônicas

A movimentação das placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse deslocamento leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações e fenômenos que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e vulcões, terremotos e aglutinação ou separação dos continentes.

 Os movimentos das placas tectônicas podem ser laterais, de afastamento e de colisão.

 1) Divergente

No movimento divergente, as placas afastam-se umas das outras, formando fendas e rachaduras na crosta terrestre. Assim, quando ocorre o movimento das correntes convectivas ascendentes, o magma do interior da Terra atravessa as fendas, sendo levado para a superfície. O magma, então, resfria-se e é acrescentado às bordas das placas, que aumentam de tamanho.

 Movimento divergente
No movimento divergente, as placas tectônicas afastam-se umas das outras.

 

2) Convergente

No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras. Isso ocorre porque as rochas das placas oceânicas são mais densas que as rochas das placas continentais.

 Quando ocorre um choque entre duas placas oceânicas, apenas uma das placas afundará, no caso, a mais densa entre as duas.

 Movimento convergente
No movimento convergente, as placas tectônicas aproximam-se e chocam-se umas com as outras.

 

3). Transformante

No movimento transformante, as placas deslizam umas em relação as outras, provocando rachaduras na região de contato entre as placas. Nesse movimento, não há destruição nem criação de placas, podendo, em alguns casos, originar falhas.

 Movimento transformante
No movimento transformante, as placas tectônicas deslizam umas em relação as outras.

 Placas no Brasil

O Brasil situa-se no centro da Placa Sul-Americana, que possui uma área de 43,6 milhões de quilômetros quadrados e, aproximadamente, 200 quilômetros de espessura. Essa placa move-se para o oeste, afastando-se da Dorsal Mesoatlântica e aproximando-se das Placas de Nazca e do Pacífico.

 Por estar localizado exatamente no centro da Placa Sul-Americana, o Brasil quase não sofre grandes abalos. Há no país ocorrências de sismos de pequena magnitude, decorrentes do desgaste da placa.

Atividade:

Responder as Questões da página 144

A;B;C;D;E.

Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível. 

2°A

PEDRO MASSUTTI DA ROCHA

2°B

GUSTAVO FERREIRA AMARAL

FELIPE FERREIRA MACIEL

NYCOLLAS S. DE OLIVERIA

2°C

LETICIA DA SILVA WESNER LORENSSON

BEATRIZ ALMEIDA SILVA

JOAO VITOR OLIVERIA MATOS

2°D

RAÍSSA GRASIELLY NASCIMENTO

ADRIAN GENTIL APARECIDO FERRAZ

2°E

BEATRIZ ALMEIDA SILVA

RODRIGO BORGES SILVA

MARIA CLARA SOARES ALMEIDA

2°F

ANTONIO MARCOS SOUZA CORREIA

SARA ALESSANDRA S. DA CRUZ

GUILHERME KAUÃ LEAL SANTOS

BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA

THAYNA M. VALENTIM

ANTONIO MARCOS SOUZA CORREIA

STHEFANY MARIA S. SANTOS


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. – 4ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE - AVALIAÇÃO 2