PORTUGUÊS – 2º ANO A, B, C, E, F – PROFESSOR WILLIAN MAGALHÃES – ATIVIDADE 01 – 3º BIMESTRE – ENTREGAR ATÉ 26/08/21
PORTUGUÊS – 2º ANO A, B, C, E, F – PROFESSOR WILLIAN MAGALHÃES – ATIVIDADE 01 – 3º BIMESTRE – ENTREGAR ATÉ 26/08/21
Nome do professor: WILLIAN MAGALHÃES
Disciplina: PORTUGUÊS
Série destino: 2º ANO A, B, C, E, F
Quantia de aulas previstas: 10
AULAS
Habilidades trabalhadas:
·
Distinguir
as diferenças entre leitura de distração e leitura literária, atentando para o
valor estético do texto ficcional;
·
Adaptar
textos em diferentes linguagens, levando em conta aspectos linguísticos,
históricos e sociais;
·
Reconhecer
as características que definem o gênero literário romance;
·
reconhecer
os elementos básicos da narrativa literária;
·
estabelecer
relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio;
·
relacionar
linguagem verbal literária com linguagem não verbal;
·
reconhecer
as principais diferenças e semelhanças entre gêneros literários narrativos;
·
Elaborar
estratégias de produção de textos diversos (verbais e não verbais), respeitando
as suas diferentes características de gênero e os procedimentos de coesão e
coerência textual;
·
Estabelecer
relações lógico-discursivas, analisando o valor argumentativo dos conectivos e,
em textos de variados gêneros, elementos sintáticos utilizados na sua
construção.
Objetivos da aula:
• Reconhecer as diferenças entre os
textos literários e outros textos, bem como sua funcionalidade;
• Conhecer as variações
linguísticas em diferentes gêneros textuais (verbais, não verbais e
multimodais);
• Produzir textos coerentes,
atendendo aos preceitos da modalidade escrita e da norma-padrão da língua;
• Reconhecer o gênero textual
romance;
• Ler o texto literário associando-o
ao contexto de produção social e político;
• Identificar como verbos, artigos
e numerais podem produzir efeitos de sentidos diversos conforme sua utilização
nas sequências textuais;
• Identificar a presença de
recursos linguísticos a partir do gênero textual artigo de opinião trabalhado
em sala e utilizar adequadamente os mecanismos de coesão e coerência na
produção de textos em gêneros variados;
• Conhecer os aspectos estruturais
do funcionamento da língua e as diferenças estabelecidas entre língua e
linguagem;
• Construir o sentido dos textos
manifestados em suas modalidades verbais, não verbais e multimodais, a partir
das atividades do Caderno do Aluno Aprender Sempre.
Dia da aula no CMSP: 27/05/2021, 01/06/2021. 03/06/2021,
08/06/2021.
1 – Tema: Precisamos falar sobre preconceito linguístico, Eu
indico esse livro..., Circuito fechado, A língua em funcionamento.
2 – Recursos Materiais: Apostila Aprender
Sempre, celular, computador, internet;
3 – Material impresso necessário: Caderno
do Aluno (Aprender Sempre, volume 2, páginas 28 a 54.
4 – Data de entrega da atividade: 26/08/2021;
5 – Avaliação: empenho na realização da
atividade. Toda atividade é contada como atividade para soma de sua nota final
do bimestre;
6 – Meio eletrônico de entrega: link do
google forms. Veja no final da postagem o link;
7 – Meios eletrônicos de dúvidas: WhatsApp: (11) 91099-2642 ou
e-mail: williansalves@prof.educacao.sp.gov.br
8 – Horário de atendimento aos alunos: de
segunda-feira à sexta-feira das 7h às 18h.
Aulas:
27/05/21 – Precisamos falar sobre
preconceito linguístico
https://www.youtube.com/watch?v=y83xnz5dj7E
01/06/21 – 2ª série EM -
Língua Portuguesa - Eu indico esse livro...
https://www.youtube.com/watch?v=Phw1yLVN6rQ
03/06/21 – 2ª série EM -
Língua Portuguesa - Circuito fechado
https://www.youtube.com/watch?v=Cq7duROtE9M
08/06/2021 – A
língua em funcionamento
https://www.youtube.com/watch?v=haIhHMZAarY
Orientações:
Olá, querido aluno!
Assista aos vídeos referentes às aulas
correspondentes e faça a atividade através da plataforma do GOOGLE FORMS,
portanto não há necessidade de enviar foto e/ou e-mail. Dúvidas pelo
WhatsApp: (11) 91099-2642.
Abraço!
Link do google forms:
Comentários
Enviar um comentário