2ºF - Atividade de Ciências- Professora Paula - Entregar até 04/03
Cadeia e teia alimentar 2ºano do ensino médio
A cadeia e a teia
alimentar mostram o fluxo de matéria e energia nos ecossistemas. A teia
alimentar representa melhor as relações de alimentação do que a cadeia.
Em todo e qualquer ecossistema
encontramos organismos vivos que estabelecem relações de alimentação entre
eles. Uma planta realizando fotossíntese, uma lagarta comendo uma planta e um
pássaro comendo uma lagarta são exemplos de relações de alimentação existentes
entre os seres vivos. Essas relações são estudadas pela análise das cadeias e teias alimentares.
→ Cadeias alimentares
As cadeias alimentares são as relações de
alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema. Por meio da análise
da cadeia alimentar, é possível observar como os nutrientes e a energia fluem
entre os seres vivos que vivem naquela região. Diferentemente de uma teia
alimentar, a cadeia apresenta um fluxo unidirecional. Veja um exemplo:
Planta → Borboleta →
Sapo → Serpente
As setas no exemplo acima representam o sentido do fluxo de energia e
podem ser lidas como “serve de alimento para”. Sendo assim, a planta serve de
alimento para a borboleta, que serve de alimento para o sapo, que serve de
alimento para a serpente.
Tanto as cadeias alimentares como as
teias apresentam diferentes níveis tróficos. São eles:
·
Produtores: são o primeiro nível trófico a ser
analisado em uma cadeia alimentar e também em uma teia. Eles são
capazes de produzir seu alimento, não necessitando de ingerir outros seres
vivos. Os processos utilizados por esses seres vivos, que são chamados de
autotróficos, para a produção dos alimentos é a fotossíntese e a
quimiossíntese. Podemos citar como exemplos de produtores as plantas,
algas e algumas espécies de bactérias.
·
Consumidores: organismos que não são
capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, heterotróficos.
Os consumidores apresentam diferentes classificações: os que se alimentam dos
produtores são chamados de consumidores primários; os que se
alimentam de consumidores primários são chamados de secundários; os
que se alimentam dos secundários recebem o nome de terciários e
assim sucessivamente. A cada nível, energia e matéria são perdidas, por isso,
as cadeias alimentares geralmente apresentam poucos níveis tróficos.
·
Decompositores: assim como os
consumidores, os decompositores são heterotróficos, pois não produzem seu
próprio alimento. Esses organismos, geralmente representados por fungos e
bactérias, realizam a decomposição – processo responsável por
devolver ao ambiente nutrientes para que possam ser utilizados por outros seres
vivos.
→ Teia alimentar
A teia alimentar representa melhor as relações de alimentação que existem em um ecossistema. Ela pode ser definida de uma maneira simplificada como as várias cadeias alimentares de um ecossistema. Assim sendo, a teia não apresenta um fluxo unidirecional, como a cadeia alimentar, pois mostra que um mesmo organismo pode apresentar diferentes hábitos alimentares e, consequentemente, ocupar diferentes níveis tróficos.
EXERCÍCIOS
SOBRE CADEIA E TEIA ALIMENTAREXERCÍCIOS DE BIOLOGIA
Estes exercícios sobre cadeia e teia alimentar são uma importante forma
de fixar e aprender a diferenciar esses dois importantes assuntos da Ecologia.
1- As cadeias
alimentares mostram as relações de alimentação observadas em um ecossistema.
Sobre as cadeias alimentares, marque a alternativa correta.
a) Nas
cadeias alimentares, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos.
b) As cadeias
alimentares sempre se iniciam com os decompositores.
c)
Consumidores secundários são sempre herbívoros.
d) Nas
cadeias alimentares, observa-se o fluxo unidirecional dos nutrientes e da
energia.
e) Na cadeia
alimentar, os organismos heterotróficos são chamados de produtores.
2- Sobre os
diferentes níveis tróficos observados em cadeias e teias alimentares, marque a
alternativa incorreta.
a) Organismos
fotossintetizantes fazem parte dos produtores.
b) No nível
de decompositores, encontramos, por exemplo, os fungos, organismos
autotróficos.
c)
Consumidores são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento.
d) Os
consumidores que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores
primários.
e) A cada
nível trófico parte da energia é perdida.
3- No
Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios,
lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas
microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos
exercem em seus ecossistemas a função de:
a) Consumidores
primários.
b)
Consumidores secundários.
c)
Consumidores terciários.
d) Produtores
primários.
e)
Decompositores.
4- Em uma
cadeia alimentar, o homem poderá ser classificado como consumidor primário e
secundário quando se alimentar, respectivamente, de:
a) Leite e
queijo.
b) Salada e
arroz.
c) Arroz e
feijão.
d)
Batata-doce e fígado de vaca.
e) Frango
grelhado e leite.
Bom poderia mandar seu e-mail para eu poder mandar as atividades para vc professora Paula e vc não deixou email na atividade sua...
ResponderEliminarPoderia manda o e-mail por favor ?
Eliminarpaulaperpetuo@prof.educacao.sp.gov.br
Eliminareu quero o e-mail, poderia mandar?
ResponderEliminarSim. paulaperpetuo@prof.educacao.sp.gov.br
Eliminareu mandei atividade para voce, professora mas eu email diz que nao pode receber mensagem ou qualquer outra coisa.
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