SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. – 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 3
- SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. –
3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE
DATA: 08/09/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11-
968362464.
3º BIMESTRE
Olá estimados alun@s,
espero que tod@s estejam bem J
Nossas aulas estarão
relacionadas aos conteúdos do CMSP.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia
no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades e dúvidas será contínua, de
segunda a sexta somente no meu e-mail
anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!
AVALIAÇÃO 3 – (04 aulas).
Entrega: 15/09/2021
Leia abaixo com atenção, respeitando
as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor
compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que
desconheça, pesquise o significado no
dicionário ou google J .
O que é organização do trabalho?
Neste tema, você vai conhecer e aprofundar seus conhecimentos
sobre as características da organização do trabalho e as implicações para os
trabalhadores.
Pense em alguma atividade que você costuma fazer em casa:
cozinhar, higienizar o banheiro, consertar a porta do armário etc. Talvez,
mesmo inconscientemente, você se organize para realizar essas tarefas: calcula
o tempo que levará para concluí-las, verifica se tem todos os ingredientes para
preparar um prato, ou se tem o parafuso certo para algum conserto, ou os
produtos para a limpeza, e faz uma lista para não se esquecer de nada na hora
das compras. Depois, avalia o resultado: se o prato ficou bom, se o conserto
deu certo, se a limpeza foi adequada e assim por diante.
Se você considerar o trabalho desenvolvido nas indústrias, no
comércio, nos serviços, verá que algumas situações são muito semelhantes. A
diferença é que, nas empresas, a organização é estudada para que cada
trabalhador faça mais em menos tempo. Essa foi a lógica arquitetada, no início
do século XX, pelo engenheiro estadunidense Frederick Taylor (1856-1915), cujo
pensamento ficou conhecido em todo o mundo como taylorismo.
O pensamento de Frederick Taylor
Taylor era uma pessoa obstinada por métodos desde a infância,
quando contava os passos de casa até a escola até encontrar o melhor caminho.
Essa ideia perseguiu- o por toda a vida e foi transportada para a organização
do trabalho. Somava-se a essa forma de pensar outra ideia em relação ao comportamento
dos operários:
Taylor considerava que os trabalhadores “faziam cera” no
trabalho, conforme a própria expressão por ele utilizada, ou seja, escondiam
dos patrões como realizavam cada atividade, como maneira de ludibriá-los sobre
a produção diária.
Os sindicatos tiveram grande resistência ao taylorismo, pois
compreendiam que os operários trabalhariam ainda mais.
A organização científica do trabalho
Em uma empresa siderúrgica dos Estados Unidos, Taylor observou o
trabalho dos carregadores de barras de ferro, operários em grande parte
provenientes dos países da Europa que se encontravam em situação econômica
difícil.
Havia 75 carregadores e cada barra pesava 45 quilos. Cada homem
carregava
12,5 toneladas de ferro por dia trabalhado.
Como Taylor conseguiu aumentar a produtividade?
• Segundo ele, uns planejam e outros executam o trabalho,
ou seja, ele compreendia que alguns eram destinados a pensar e outros a pôr em
prática. Por isso, havia a divisão entre os que pensavam sobre a forma mais eficiente
de carregar as barras e os que só utilizavam a força física para carregá-las.
• Com base na observação do trabalho, Taylor
propôs o controle do tempo e dos movimentos, isto é, ele sabia que um movimento era feito em “x” segundos e
outro em “y” segundos. A intenção era que o empregador tivesse controle sobre
todo o processo de trabalho e, assim, na visão dele, os empregados não fariam
mais “cera”.
• O trabalhador precisava obedecer aos
comandos, inicialmente definidos por
Taylor, sobre o momento e o tempo exatos de se mover, sempre com
a vigilância e a supervisão constantes das chefias. Ele, no entanto, considerou
que nem todo carregador poderia executar seu método e, por isso, incluiu mais
um item em sua lista de procedimentos para obter a produção pretendida: a seleção científica do trabalhador, acompanhada do devido treinamento para
realizar a tarefa tal como esperada por quem a planejou.
Taylor observou o comportamento dos carregadores, pois, em sua
concepção, não seria qualquer operário que se submeteria às exigências. Ele
pesquisou o passado, o caráter, os hábitos e, principalmente, as pretensões de
cada trabalhador.
Por fim, encontrou um imigrante holandês cujos hábitos lhe
pareceram adequados para torná-lo o exemplo para os demais trabalhadores.
O imigrante holandês escolhido por Taylor estava construindo sua
própria casa para morar com a família e fazia isso pela manhã. Em seguida,
corria para o trabalho, no qual carregava barras de ferro e, ao retornar para
casa, continuava a construção até o momento do descanso.
Todos diziam que esse operário era ambicioso e queria progredir
na vida. Ele, portanto, reunia as qualidades que Taylor desejava para testar
seu método.
Foi dessa forma que Taylor conseguiu praticamente quadruplicar a produtividade no trabalho. Leia a seguir a opinião de Taylor sobre esse trabalhador, a quem denominou de Schmidt, sendo ele o operário ideal para o aumento da produção:
[...] Ora, o único homem, entre oito, capaz de fazer o trabalho, não
tinha em nenhum sentido característica de superioridade sobre os outros. Apenas
era um homem tipo bovino – espécime difícil de encontrar e, assim, muito
valorizado.
Era tão estúpido quanto incapaz de realizar
a maior parte dos trabalhos pesados. A seleção, então, não consistiu em achar
homens extraordinários, mas simplesmente em escolher entre homens comuns os
poucos especialmente apropriados para o tipo de trabalho em vista. [...].
TAYLOR, Frederick. Princípios de administração científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990, p. 54-55.
Para Taylor, portanto, era natural que alguns mandassem e outros
obedecessem, e os mandados deveriam ser do “tipo bovino”. Tendo em vista que
seu objetivo era aumentar a produtividade e os lucros das empresas, faltava
para ele, ainda, aperfeiçoar seu método. Era necessário reduzir a quantidade de
trabalhadores.
Em outra experiência que realizou, Taylor conseguiu reduzir o
número de trabalhadores e o custo do carregamento diário, conforme você pode
observar na tabela a seguir.
ATIVIDADE: Schmidt e Taylor
Leia o diálogo entre Taylor e Schmidt, o trabalhador que Taylor
pretendia selecionar.
Esse diálogo foi retirado do livro Princípios de administração científica, que teve sua primeira edição publicada em 1911.
– Schmidt, você é um operário classificado?
– Não sei bem o que o senhor quer dizer.
– Desejo saber se você é ou não um operário classificado.
– Ainda não o entendi.
– Venha cá. Você vai responder às minhas perguntas. Quero saber
se você é um operário classificado, ou um desses pobres diabos que andam por
aí. Quero saber se você deseja ganhar $ 1,85 dólar por dia, ou se está
satisfeito com $ 1,15 dólar que estão ganhando todos esses tontos aí.
– Se quero ganhar $ 1,85 dólar por dia? Isto é que quer dizer um
operário classificado?
Então, sou um operário classificado.
– Ora, você me irrita. Naturalmente que deseja ganhar $ 1,85 por
dia; todos o desejam. Você sabe perfeitamente que isso não é bastante para
fazer um operário classificado. Por favor, procure responder às minhas
perguntas e não me faça perder tempo. Venha comigo. Vê está pilha de barras de
ferro?
– Sim.
– Vê este vagão?
– Sim.
– Muito bem. Se você é um operário classificado, carregará todas
estas barras para o vagão, amanhã, por $ 1,85 dólar. Agora, então, pense e
responda à minha pergunta.
Diga se é ou não um operário classificado.
Agora, responda às questões a seguir.
1- Qual é sua opinião sobre a entrevista feita
por Taylor? O que lhe pareceu adequado? E o que lhe pareceu inadequado?
2- Como são as entrevistas de emprego na atualidade? São
diferentes da feita por Taylor no momento da “promoção” de Schmidt? Por quê?
3- O que você achou das características valorizadas por Taylor (que
constam do texto A organização científica do trabalho) para encontrar o
operário para a tarefa a ser executada?
4- Como você pôde observar, o fenômeno da redução de pessoal não é
novo, pois esse é um dos motores que sustentam o capitalismo. Em outras
palavras, diminuir custos é um dos pilares para a acumulação de capital.
Pensando nisso, responda:
a)
Quais são
os aspectos mais importantes na lógica de trabalho elaborada por Taylor?
b)
Reflita:
Existe taylorismo hoje? Em quais situações se observa, ou não, a existência do
taylorismo na atualidade? Em quais ocupações é possível identificar esse modo
de organização do trabalho?
c)
Pense em
duas ocupações atuais comuns: um pedreiro que trabalha para uma empreiteira e
uma costureira que trabalha em uma confecção. Reflita: O taylorismo do início
do século XX está presente na organização desses trabalhos? Por quê?
Bons Estudos ;=D


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