SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. – 3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 3

 

- SOCIOLOGIA –  2° A, B, C, D, E e F.

3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE

DATA: 08/09/2021

ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.

CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 

3º BIMESTRE

Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J 

Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.

Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades e dúvidas será contínua, de segunda a sexta  somente no meu  e-mail  anotado acima J

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!

AVALIAÇÃO 3 – (04 aulas).

Entrega: 15/09/2021


Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça,  pesquise o significado no dicionário ou  google J .


O que é organização do trabalho?

Neste tema, você vai conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre as características da organização do trabalho e as implicações para os trabalhadores.

Pense em alguma atividade que você costuma fazer em casa: cozinhar, higienizar o banheiro, consertar a porta do armário etc. Talvez, mesmo inconscientemente, você se organize para realizar essas tarefas: calcula o tempo que levará para concluí-las, verifica se tem todos os ingredientes para preparar um prato, ou se tem o parafuso certo para algum conserto, ou os produtos para a limpeza, e faz uma lista para não se esquecer de nada na hora das compras. Depois, avalia o resultado: se o prato ficou bom, se o conserto deu certo, se a limpeza foi adequada e assim por diante.

Se você considerar o trabalho desenvolvido nas indústrias, no comércio, nos serviços, verá que algumas situações são muito semelhantes. A diferença é que, nas empresas, a organização é estudada para que cada trabalhador faça mais em menos tempo. Essa foi a lógica arquitetada, no início do século XX, pelo engenheiro estadunidense Frederick Taylor (1856-1915), cujo pensamento ficou conhecido em todo o mundo como taylorismo.

 

O pensamento de Frederick Taylor

Taylor era uma pessoa obstinada por métodos desde a infância, quando contava os passos de casa até a escola até encontrar o melhor caminho. Essa ideia perseguiu- o por toda a vida e foi transportada para a organização do trabalho. Somava-se a essa forma de pensar outra ideia em relação ao comportamento dos operários:

Taylor considerava que os trabalhadores “faziam cera” no trabalho, conforme a própria expressão por ele utilizada, ou seja, escondiam dos patrões como realizavam cada atividade, como maneira de ludibriá-los sobre a produção diária.

Os sindicatos tiveram grande resistência ao taylorismo, pois compreendiam que os operários trabalhariam ainda mais.

 

A organização científica do trabalho

Em uma empresa siderúrgica dos Estados Unidos, Taylor observou o trabalho dos carregadores de barras de ferro, operários em grande parte provenientes dos países da Europa que se encontravam em situação econômica difícil.

Havia 75 carregadores e cada barra pesava 45 quilos. Cada homem carregava

12,5 toneladas de ferro por dia trabalhado.


Como Taylor conseguiu aumentar a produtividade?

Segundo ele, uns planejam e outros executam o trabalho, ou seja, ele compreendia que alguns eram destinados a pensar e outros a pôr em prática. Por isso, havia a divisão entre os que pensavam sobre a forma mais eficiente de carregar as barras e os que só utilizavam a força física para carregá-las.

Com base na observação do trabalho, Taylor propôs o controle do tempo e dos movimentos, isto é, ele sabia que um movimento era feito em “x” segundos e outro em “y” segundos. A intenção era que o empregador tivesse controle sobre todo o processo de trabalho e, assim, na visão dele, os empregados não fariam mais “cera”.

O trabalhador precisava obedecer aos comandos, inicialmente definidos por

Taylor, sobre o momento e o tempo exatos de se mover, sempre com a vigilância e a supervisão constantes das chefias. Ele, no entanto, considerou que nem todo carregador poderia executar seu método e, por isso, incluiu mais um item em sua lista de procedimentos para obter a produção pretendida: a seleção científica do trabalhador, acompanhada do devido treinamento para realizar a tarefa tal como esperada por quem a planejou.

Taylor observou o comportamento dos carregadores, pois, em sua concepção, não seria qualquer operário que se submeteria às exigências. Ele pesquisou o passado, o caráter, os hábitos e, principalmente, as pretensões de cada trabalhador.

Por fim, encontrou um imigrante holandês cujos hábitos lhe pareceram adequados para torná-lo o exemplo para os demais trabalhadores.

O imigrante holandês escolhido por Taylor estava construindo sua própria casa para morar com a família e fazia isso pela manhã. Em seguida, corria para o trabalho, no qual carregava barras de ferro e, ao retornar para casa, continuava a construção até o momento do descanso.

Todos diziam que esse operário era ambicioso e queria progredir na vida. Ele, portanto, reunia as qualidades que Taylor desejava para testar seu método.

Foi dessa forma que Taylor conseguiu praticamente quadruplicar a produtividade no trabalho. Leia a seguir a opinião de Taylor sobre esse trabalhador, a quem denominou de Schmidt, sendo ele o operário ideal para o aumento da produção:

[...] Ora, o único homem, entre oito, capaz de fazer o trabalho, não tinha em nenhum sentido característica de superioridade sobre os outros. Apenas era um homem tipo bovino – espécime difícil de encontrar e, assim, muito valorizado.

Era tão estúpido quanto incapaz de realizar a maior parte dos trabalhos pesados. A seleção, então, não consistiu em achar homens extraordinários, mas simplesmente em escolher entre homens comuns os poucos especialmente apropriados para o tipo de trabalho em vista. [...].

TAYLOR, Frederick. Princípios de administração científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990, p. 54-55.

Para Taylor, portanto, era natural que alguns mandassem e outros obedecessem, e os mandados deveriam ser do “tipo bovino”. Tendo em vista que seu objetivo era aumentar a produtividade e os lucros das empresas, faltava para ele, ainda, aperfeiçoar seu método. Era necessário reduzir a quantidade de trabalhadores.

Em outra experiência que realizou, Taylor conseguiu reduzir o número de trabalhadores e o custo do carregamento diário, conforme você pode observar na tabela a seguir.


 ATIVIDADE: Schmidt e Taylor

 

Leia o diálogo entre Taylor e Schmidt, o trabalhador que Taylor pretendia selecionar.

Esse diálogo foi retirado do livro Princípios de administração científica, que teve sua primeira edição publicada em 1911.

 

– Schmidt, você é um operário classificado?

– Não sei bem o que o senhor quer dizer.

– Desejo saber se você é ou não um operário classificado.

– Ainda não o entendi.

– Venha cá. Você vai responder às minhas perguntas. Quero saber se você é um operário classificado, ou um desses pobres diabos que andam por aí. Quero saber se você deseja ganhar $ 1,85 dólar por dia, ou se está satisfeito com $ 1,15 dólar que estão ganhando todos esses tontos aí.

– Se quero ganhar $ 1,85 dólar por dia? Isto é que quer dizer um operário classificado?

Então, sou um operário classificado.

– Ora, você me irrita. Naturalmente que deseja ganhar $ 1,85 por dia; todos o desejam. Você sabe perfeitamente que isso não é bastante para fazer um operário classificado. Por favor, procure responder às minhas perguntas e não me faça perder tempo. Venha comigo. Vê está pilha de barras de ferro?

– Sim.

– Vê este vagão?

– Sim.

– Muito bem. Se você é um operário classificado, carregará todas estas barras para o vagão, amanhã, por $ 1,85 dólar. Agora, então, pense e responda à minha pergunta.

Diga se é ou não um operário classificado.


Agora, responda às questões a seguir.

 

1- Qual é sua opinião sobre a entrevista feita por Taylor? O que lhe pareceu adequado? E o que lhe pareceu inadequado?

 

2- Como são as entrevistas de emprego na atualidade? São diferentes da feita por Taylor no momento da “promoção” de Schmidt? Por quê?

 

3- O que você achou das características valorizadas por Taylor (que constam do texto A organização científica do trabalho) para encontrar o operário para a tarefa a ser executada?

4- Como você pôde observar, o fenômeno da redução de pessoal não é novo, pois esse é um dos motores que sustentam o capitalismo. Em outras palavras, diminuir custos é um dos pilares para a acumulação de capital. Pensando nisso, responda:

 

a)   Quais são os aspectos mais importantes na lógica de trabalho elaborada por Taylor?

 

b)   Reflita: Existe taylorismo hoje? Em quais situações se observa, ou não, a existência do taylorismo na atualidade? Em quais ocupações é possível identificar esse modo de organização do trabalho?

 

c)    Pense em duas ocupações atuais comuns: um pedreiro que trabalha para uma empreiteira e uma costureira que trabalha em uma confecção. Reflita: O taylorismo do início do século XX está presente na organização desses trabalhos? Por quê?

 

Bons Estudos ;=D

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