Eletiva- 2º b,c,d - Prof. Gilvania - Email.gilvaniaescola2020@gmail.com - 3º Bim.

 Escola Estadual Professora Maria Célia Falcão Rodrigues


Eletiva- 2º b,c,d - Professora Gilvania - Email: gilvaniaescola2020@gmail.com ou WhatsApp 98023-3203

Plantões de Quarta e Quinta das 07hs ás 12hs35min.


Roteiro da aula: 

Tema da aula: Observação e avaliação de problemas nas esferas individuais e sociais sob diferentes perspectivas.


Objetivos

● Compreender que um problema é qualquer processo que exige tomada de decisão e possui

escalas individual e social.

● Diferenciar os atos de observação e avaliação, identificando quando trazemos elementos de

avaliação pessoal a uma realidade objetiva.

● Reconhecer que uma situação pode ser avaliada por meio de diversos pontos de vista, mas que

as observações de uma realidade objetiva permanecem iguais.

● Associar que quando criamos avaliações antes de observarmos em detalhe o problema, corremos

o risco dele não ser classificado corretamente e, assim, as medidas que podemos tomar para

enfrentá-los podem não ser as mais eficientes.


Compreensões Duradouras

● Observar é simplesmente relatar o que está explícito a partir dos 5 sentidos.

● Os problemas que me afetam podem vir a afetar outras pessoas também, ou seja, o mesmo

problema tem esferas individuais e coletivas.

● Enxergar uma situação por pontos de vista diferentes pode auxiliar na resolução de problemas

advindos dela.

● Nossas avaliações não devem vir antes de uma observação cuidadosa e detalhada do problema.

Perguntas Essenciais - Responda no caderno:

● O que é um problema?

● Como distinguir problemas em suas esferas individuais e coletivas?

● Qual a diferença entre observar e avaliar?

● Por que é valioso reconhecer que uma situação pode ser avaliada por meio de diversos pontos

de vista?

● Por que é importante observar antes de elaborar a minha avaliação?

Atividade 1) 

   Anexo I - Exemplos de frases para serem classificadas como observação ou avaliação.

Dica: Caro estudantes tudo o que esboçar uma opinião de alguma forma, mesmo que subentendida, é uma avaliação e não uma observação. 

1. Ontem, depois que conversamos sobre nossa intenção de voto nas próximas eleições, João ficou com raiva de mim sem nenhum motivo.

2. Ontem à noite, Lúcia roeu as unhas enquanto assistia ao programa de TV que relatava as notícias da variante brasileira da COVID-19.

3. Marcelo não pediu minha opinião durante o debate sobre cotas raciais nos vestibulares brasileiros.

4. Meu pai é um homem bom, ele costuma agradar as pessoas do bairro com seus comprimentos.

5. Maria é professora e trabalha demais. Ela fica das 20h às 23h corrigindo atividades três vezes por semana.

6. Luís é agressivo, ontem ele me rebateu no debate dizendo que minha argumentação era infundada.

7. Cláudia foi a primeira da fila do posto de saúde do meu bairro e conseguiu fazer os exames diários todos os dias desta semana.

8. Meu filho frequentemente deixa de escovar os dentes à noite, pois ele dorme no sofá enquanto assiste as notícias na TV.

9. Antônio me disse que eu não fico bem de amarelo.

10. Toda vez que encontro com minha tia, ela reclama das condições que se encontram no bairro, dizendo que há ruas esburacadas e mal cheiro de esgoto a céu aberto.


Respostas:

1. “Sem nenhum motivo” é uma avaliação.                       

2. Observação.

3. Observação.    

4. “Homem bom” é uma avaliação.

5. “Demais” é uma avaliação.

6. “Agressivo” é uma avaliação.

7. Observação.  

8. “Frequentemente” é uma avaliação.

9. Observação.                                            

10. “Reclamar” é uma avaliação.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre