SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. –3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 1
- SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. –3ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE
DATA: 11/08/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11-
968362464.
3º BIMESTRE
Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J
Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia
no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades e dúvidas será contínua, de
segunda a sexta somente no meu e-mail
anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!
AVALIAÇÃO 1– (04 aulas).
Entrega: 25/08/2021
Esses
são alguns exemplos da ação do ser humano alterando a natureza em benefício
próprio. Essa ação é denominada trabalho.
Karl
Marx (1818-1883) foi um dos pensadores que contribuiu de forma efetiva para as
reflexões sobre o trabalho no sistema capitalista.
No
livro O capital (1867), Marx afirma que, quando o ser humano transforma a natureza,
ao mesmo tempo modifica a si próprio. Mas como seria esse processo de transformação
do homem pelo trabalho? Leia o exemplo a seguir, que pode ajudá-lo nessa
reflexão.
Imagine-se
fazendo uma mesa com uma tora de madeira para seu uso pessoal.
O
que você sentiria ao contemplar o objeto que produziu?
Provavelmente,
ficaria satisfeito com sua produção. Para fazer a mesa, você precisou: pensar
no que faria (planejar), cortar, lixar a madeira, montar a mesa, pintar....
Nesse momento, você também se modificou, pois descobriu, por exemplo, uma forma
mais prática para cortar a madeira, percebeu que pode trabalhar com pintura em
madeira, já que o que fez ficou muito bom, e principalmente se deu conta de que
planejar foi importante para obter um bom resultado.
E
se você fosse transformar a terra para produzir alimento? Seria preciso conhecer
a terra e a necessidade de adubação, a melhor maneira de arar, reconhecer as
sementes ou mudas, a quantidade ideal de água e de luz do Sol para a planta
crescer, o tempo de podar (ou não) e como podar para a muda continuar viva e
produtiva. Também seria preciso saber a época do ano mais adequada para o
plantio ou a colheita, e como reproduzir as sementes e as mudas.
Ao
refletir a respeito da transformação da madeira em mesa e do cultivo da terra
para dela extrair alimento, você teve consciência do processo de trabalho.
ATIVIDADE 2 - O trabalho transforma o ser humano?
Pense sobre o trabalho que faz hoje, ou que já
fez, e responda no seu caderno:
4)De
que modo esse trabalho transforma a natureza?
5) Qual é o significado desse trabalho para você,
além de pagar as contas do mês?
6)
O trabalho transforma o ser humano? Em sua opinião, o
trabalho que você faz o transforma? Por quê?
Agora,
retornemos a leitura.
O
trabalho no modo de produção capitalista
A
Sociologia foi compreendida como ciência em um momento de grandes
transformações da sociedade. Essas mudanças podem ser observadas
considerando-se aspectos variados, mas as questões relacionadas ao mundo do
trabalho são um dos principais focos de estudo da Sociologia.
Se
ao analisar o conceito de trabalho é possível pensar que ele é um fenômeno
associado à relação homem/natureza, ao analisar o trabalho no contexto das
mudanças ocorridas nas sociedades com a consolidação do modo de produção
capitalista, outras indagações se colocam, especialmente para a análise
sociológica do trabalho: além de ser um modo pelo qual os homens se relacionam
com a natureza e a transformam, o trabalho modificou-se até chegar à forma que
adquiriu na sociedade capitalista.
Para
Marx, o trabalho no capitalismo
passou a ser o que ele denomina de trabalho produtivo, ou seja, aquele trabalho
que produz mais-valia.
Mais-valia é
resultado do excedente produzido pelos trabalhadores, que vai gerar o lucro dos
capitalistas, os donos dos meios de produção.
Outra
característica central do processo de produção capitalista é a produção de
mercadorias. Atente para o fato de que, no sistema capitalista, o próprio
trabalho se torna uma mercadoria, na medida em que os trabalhadores passam a
vender sua força de trabalho, aquilo que sabem ou que se dispõem a fazer.
Acompanhe
o raciocínio: como os trabalhadores não são proprietários dos meios de
produção, a alternativa que têm para sobreviver é vender sua força de trabalho.
No
processo de acumulação de riquezas, os detentores de terras, máquinas e
equipamentos se utilizam do que Marx denomina relação de exploração, pois tiram
o máximo proveito do tempo que cada trabalhador destina à produção de
mercadorias.
As análises desenvolvidas por Marx levam, então, a uma compreensão da sociedade capitalista como uma estrutura baseada na constante luta de classes: de um lado, os trabalhadores explorados e, de outro, aqueles que se apropriam do excedente produzido e, assim, acumulam riqueza.
Bons Estudos ;=D
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