Professor Janser - Geografia - 2º A, B, C, D, E, F. Atividade 2 do 3º Bimestre - Aulas previstas: 4 - Habilidade trabalhada : Natureza e riscos ambientais aula CMSP: 27/08/2021 Data de entrega até: 06/09/2021

 11ª Postagem Blog2021 - Professor Janser - Geografia.

 Atividade 2 – 3º Bimestre:

Tema: O estudo da estrutura geológica e geofísica da Terra

Recursos materiais: Remotamente - Ferramentas eletrônicas (internet, blog da UE, e-mail e WhatsApp); Dispositivos necessários: celular, computador etc.
Presencialmente – lousa, caderno, livro, caneta, lápis etc.

Data de entrega da atividade: até 06/09/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega: Enviadas para o professor através do e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Horário de atendimento aos alunos:  das 7:00 às 18:35 horas presencialmente na UE e/ou via WhatsApp e grupos de turmas: (11) 91011-9529

Ensino Médio: 2ª série A, B, C, D, E, F – 3º bimestre.

Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: “Identificar, em textos ou iconografias, a relatividade dos conhecimentos científicos, sua evolução linear e as rupturas revolucionárias, que alteraram o curso das ciências, notadamente na Geologia e na Geofísica”. 

Unidade temática: Natureza e riscos ambientais.

Objeto do conhecimento: Estruturas e formas do planeta Terra.

Aula CMSP: 27/08/2021

Texto para consulta, enviar somente as atividades!

Bom estudo!

Estrutura da Terra

 

O sistema terrestre é formado por: litosfera, atmosfera, biosfera e hidrosfera.

A estrutura interna da Terra, que apresenta a litosfera como parte superficial, é dividida basicamente nas camadas crosta, manto e núcleo.

Acima da litosfera, estão as camadas gasosa (atmosfera) e líquida (hidrosfera). Já o conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera.

 

Camadas da Terra

 

As camadas crosta, manto e núcleo formam a estrutura interna da Terra.


Estrutura terrestre

 

Crosta terrestre

A Terra é um planeta terroso, telúrico. A superfície dessa massa sólida recebe o nome de crosta, composta por rígidos blocos denominados placas tectônicas.

Sua espessura não é regular, pode variar de 0 a 40 km entre continentes e oceanos. A Descontinuidade de Mohorovicic é a região entre a crosta terrestre e a próxima camada, que é o manto.

Manto

O manto é uma das camadas da parte sólida da Terra. Começa 30 quilômetros após a litosfera e atinge até 2,9 mil quilômetros.

A temperatura no manto chega a 2000ºC e, por isso, os metais e rochas que o compõe permanecem em estado líquido em um fenômeno denominado magma.

Essa camada é subdividida em manto superior, uma região fria e pastosa, e manto inferior, quente e liquefeito. A Descontinuidade de Gutenberg é a região entre o manto e a próxima camada, que é o núcleo.

Núcleo

O núcleo da Terra é a região de maior concentração de calor, chegando a 6000º. Essa camada é composta por 80% de ferro e os demais 20% por chumbo, urânio e potássio. O núcleo é dividido em núcleo interno e núcleo externo.

No núcleo externo, os elementos ainda estão em estado líquido, como o ferro em consistência semelhante à água. Já no núcleo interno os materiais permanecem em estado sólido por sofrerem a influência do campo gravitacional.

                                                    Sistemas terrestres

 

Litosfera

A litosfera é formada por rochas e minerais. É a camada geológica mais fria da Terra e também a mais fina, com espessura estimada em pelo menos 90 quilômetros na área continental e 8 quilômetros na área dos oceanos.

As rochas que constituem a litosfera são denominadas como magmáticas, sedimentares e metamórficas. As rochas magmáticas, ou ígneas, são formadas pelo magma.

A atividade erosiva é a responsável pela formação das rochas sedimentares. E as rochas metamórficas são uma combinação das rochas magmáticas com sedimentares.

Placas Tectônicas

As placas tectônicas que integram a litosfera são dividias em placas oceânicas e placas continentais. Essas placas permanecem em movimento constante sobre o magma. A movimentação é responsável por abalos sísmicos (terremotos) e vulcões.

Hidrosfera

Setenta por cento da superfície é composta por água, a hidrosfera. Essa camada integra toda a água do Planeta, que está distribuída em lençóis freáticos, lagos, rios, mares, oceanos e as águas glaciais, localizadas nos polos.

Os oceanos concentram 97% da água da Terra. Os menos de 3% restantes correspondem à água doce fornecida em rios, mananciais e lençóis freáticos. Do montante, contudo, 68% integra os gelos que estão nos polos.

Atmosfera

A atmosfera é a camada gasosa da Terra. É formada por diversos gases, principalmente nitrogênio e oxigênio. Há, ainda, a presença de enxofre e argônio.

A composição dos gases da atmosfera contribuiu para o estímulo da fotossíntese, que influenciou na emissão de elementos químicos e possibilitou a existência de vida no Planeta.

A atmosfera circunda a Terra a pelo menos 800 quilômetros de altura. Nesse raio, a atmosfera é estendida a diferentes combinações de gases que também contribuem para a proteção da superfície dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Biosfera

É nesse cenário que está distribuída a vida terrestre. A biosfera é a combinação dos elementos que possibilitam a existência de seres vivos.

Há nela a integração da oferta de recursos hídricos, aproveitamento de luz e rendimento de solo para o crescimento de plantas, desenvolvimento da fotossíntese e possibilidade de evolução das mais variadas formas de vida.

Riscos geológicos

  

A dinâmica da Terra pode desencadear fenômenos catastróficos, por vezes altamente destruidores, que podem pôr em risco as populações e os seus bens.
O risco geológico corresponde à probabilidade de um acontecimento perigoso, associado aos fenômenos geológicos que fazem parte do funcionamento normal do planeta Terra, ocorrer numa determinada área num dado momento. Este tipo de risco natural pode ter impacto negativo na sociedade, causando danos humanos e/ou materiais.
Os sismos, as erupções vulcânicas, as inundações e os deslizamentos de terreno constituem riscos geológicos.
O conhecimento dos riscos geológicos contribui para o desenvolvimento de métodos de previsão - identificação de acontecimentos precursores - e para o estabelecimento de medidas de prevenção - proteção civil -, que permitem minimizar as consequências negativas, nomeadamente no que se refere à perda de vidas humanas.

                                                         Atividades

01 – O sistema terrestre é formado por?

02 – A estrutura interna da Terra é dividida em?

03 - Quais são os riscos geológicos de acordo com o texto?

Enviar as atividades pelo e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

Escrever no corpo do e-mail: Nome, ano, turma e qual atividade.

Atenção ao foco das fotos e se a letra está legível. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre