SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D e F. – 2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 3
- SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D,E e F. –
2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE
DATA: 08/06/2021
ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br
Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.
CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11-
968362464.
2º BIMESTRE
Olá estimados alun@s,
espero que tod@s estejam bem J
Nossas aulas estarão
relacionadas aos conteúdos do CMSP.
Minhas postagens da disciplina de Sociologia
no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades e dúvidas será contínua, de
segunda a sexta somente no meu e-mail
anotado acima J
PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!
ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas) AVALIAÇÃO 3.
ENTREGA ATÉ O DIA: 01/06/2021
Agora, leia abaixo
com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa
forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e
palavras que desconheça, pesquise o
significado no dicionário ou google J .
Você estudou o conceito de cultura na perspectiva
das ciências sociais, especialmente da Antropologia. Além disso, conheceu
alguns dos principais antropólogos e como desenvolveram seus trabalhos e
análises sobre diferentes culturas.
Vamos dar uma relembrada:
• No decorrer da História, os instintos originais do homem foram secundarizados pela cultura.
• A cultura é produzida pelo homem em qualquer meio geográfico.
• A cultura permitiu que o homem se adaptasse ao meio, como também que este se adaptasse ao próprio homem e suas necessidades.
• A herança cultural prevalece sobre a herança genética do homem, pois este aprende hábitos e costumes através da sua cultura.
• A cultura é acumulada socialmente a partir da experiência histórica vivida pelas gerações anteriores.
• A cultura estabelece regras que determinam como o mundo pode e deve ser classificado.
• A cultura condiciona o comportamento humano e pode servir como justificativa para todas as suas ações.
• A cultura dá unidade a grupos de pessoas que compartilham os mesmos usos, costumes e valores.
•
Uma cultura se modifica (e modifica) no contato com outra cultura.
Agora, o enfoque será outro. Você vai estudar uma importante questão relacionada ao atual momento histórico e específica da sociedade capitalista em que estamos inseridos: a cultura de massa e o conceito de indústria cultural.
Não faz nem 100 anos que a
primeira televisão chegou ao Brasil: em setembro de 1950 ocorreu a primeira
transmissão televisiva em nosso país.
Ao conversar com pessoas mais
velhas de sua família ou entre seus conhecidos, é possível que você encontre
alguém que ainda se lembre de como eram a vida e as relações familiares e entre
amigos antes da chegada dos televisores, ou quando a maioria da população tinha
acesso apenas ao rádio.
Atualmente, os aparelhos de
televisão são itens comuns nas residências. Segundo dados da Pesquisa Nacional
de Amostras por Domicílios (PNAD) de 2012, realizada pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), a televisão está presente em
97,2% dos lares brasileiros.
Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de
Amostras por Domicílios – 2012. Disponível em:
<ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_
Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_anual/2012/tabelas_pdf/sintese_ind_6_4.pdf>.
Acesso em: 5 set. 2014.
Você já parou para refletir sobre
esse fenômeno e seus possíveis reflexos em nossa sociedade? Vamos ver isso
abaixo.
Cultura de massa e indústria cultural
O processo de industrialização e urbanização, em decorrência
especialmente da 2a Revolução Industrial, trouxe consigo profundas mudanças
para a vida em sociedade, além de ser também o contexto do surgimento da
própria Sociologia como ciência.
Nesse período, as indústrias estavam crescendo e se
proliferando. Com elas foram criados novos tipos de produtos, fabricados com
rapidez e em grande quantidade. Assim, os padrões de consumo das pessoas também
mudaram: muitos dos novos produtos precisavam ser consumidos rapidamente e em
grandes quantidades. Além disso, a indústria desenvolveu uma nova lógica de
valorização do consumo. Afinal de contas, é com o consumo das mercadorias
produzidas que os donos dos meios de produção obtêm o lucro que mantém o
capitalismo em funcionamento.
A esse novo padrão de produção e consumo em larga escala, que
passa a ser a lógica que rege a sociedade moderna e é partilhado pela maioria
dos indivíduos, convencionou-se chamar de cultura de massa.
Um fator decisivo que caracterizou esse contexto foi o
desenvolvimento acelerado dos meios de comunicação de massa (também conhecidos
pelo termo em inglês mass media), em especial do rádio e da imprensa, da
televisão e da propaganda.
A cultura de massa e os meios de comunicação de massa são
fenômenos que se originaram em função do processo de industrialização ocorrido
na primeira metade do século XX.
Tais fenômenos contribuíram para o surgimento da indústria
cultural, que é caracterizada pela produção da cultura como mercadoria, sob
a lógica do modo de produção capitalista, e que só passou a existir desse modo
com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa.
Assim, a indústria cultural começou a produzir filmes e músicas
nos mesmos moldes que os demais produtos criados pela indústria, tais como
carros, geladeiras etc.
Dessa forma, a indústria cultural tornou padronizada a produção
de cultura.
Além disso, ao se utilizar dos meios de comunicação de massa, a
indústria cultural impôs um padrão estético a ser consumido de forma coletiva,
em larga escala, garantindo, portanto, a mesma lógica de lucratividade, base da
sociedade capitalista: produção – consumo – lucro.
A crítica a esse modelo, ou seja, à cultura de massa e à
indústria cultural, foi feita por uma série de pensadores da Sociologia e da
Filosofia ao longo do século
XX. Os representantes da chamada Escola de Frankfurt, cujos principais nomes foram Theodor Adorno, Walter Benjamin, Jürgen Habermas, Max Horkheimer e Herbert Marcuse, são responsáveis por uma vertente do pensamento denominada teoria crítica e se destacaram pela forte crítica que fizeram a esse modelo. Os criadores da expressão indústria cultural foram Theodor Adorno e Max Horkheimer.
A principal crítica feita por esses autores diz respeito ao
caráter ideológico das mensagens transmitidas pelos meios de comunicação de
massa e o consequente processo de alienação que o consumo dos produtos dessa indústria cultural gera nos
indivíduos.
Os autores destacam o fato de que a indústria cultural funciona como um instrumento de dominação de uma classe sobre outra, reforçando a permanência da ordem vigente.
ALIENAÇÃO: No sentido que lhe é dado por Marx, ação pela qual (ou
estado no qual) um indivíduo, um grupo, uma instituição ou uma sociedade se
tornam (ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados [...] aos resultados
ou produtos de sua própria atividade (e à atividade ela mesma), e/ou [...] à
natureza na qual vivem, e/ou [...] a outros seres humanos [...].
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista.
2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012, p. 6.
Atividade: A indústria cultural e você
Copie as questões abaixo, e responda no seu
caderno:
1- Como surgiu o fenômeno da cultura de massa e quais são as suas
principais características?
2- Qual é o nome da corrente de pensamento fundada pelos
representantes da Escola de Frankfurt? Qual era a perspectiva de análise desses
autores?
3- Você concorda com a crítica feita pelos pensadores apresentados
no texto, quando afirmam que “a indústria cultural funciona como um instrumento
de dominação de uma classe sobre outra, reforçando a permanência da ordem
vigente”? Justifique sua resposta.
4- Observe a obra Alienação, do artista Subtu, apresentada abaixo:
Agora, relacione com o conceito estudado
de indústria cultural. Reflita sobre o tema e questione o sentido e a presença
dele em seu cotidiano.
1-
A frase “a indústria cultural
vende mercadorias, vende imagens do mundo e faz propaganda deste mundo tal qual
ele é e para que ele assim permaneça” faz uma crítica relacionada à cultura
a) erudita.
b) de jovem.
c) popular.
d) de massa.
Bons Estudos ;=D

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