MATEMÁTICA – 2ª SÉRIE A e B – PROF. NUNES.
NÚMERO
DA ATIVIDADE: 04 – 2º BIMESTRE.
NOME
DO PROFESSOR: JOSÉ NUNES DA COSTA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA.
SÉRIE
DESTINO: 2ª SÉRIE A e B.
QUANTIA
DE AULAS PREVISTAS: 10 AULAS.
HABILIDADES
TRABALHADAS: IDENTIFICAR E CALCULAR AS RELAÇÕES
DE PROPORCIONALIDADE DOS SEGMENTOS DETERMINADOS POR RETAS PARALELAS CORTADAS
POR TRANSVERSAIS (TEOREMA DE TALES).
RECONHECER
SE DUAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS OBTIDAS PARA DESCREVER A REGULARIDADE DE UMA
MESMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA SÃO OU NÃO EQUIVALENTES.
DIA
DA AULA NO CMSP: SEGUNDA-FEIRA:
17H30 AS 18H00 e QUARTA-FEIRA: 17H00 AS 17H30.
1 - TEMA: PROPORCIONALIDADE EM SEGMENTOS DE RETAS; UM TEOREMA PARA RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE; MAIS EXPRESSÕES EQUIVALENTES.
2
- RECURSOS MATERIAIS: CADERNO DO ALUNO,
BLOG DA ESCOLA, CELULAR, COMPUTADOR.
3
- MATERIAL IMPRESSO NECESSÁRIO:
4
- DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE: 02 /
07 / 2021.
5
- AVALIAÇÃO: DE ACORDO COM A
EXECUÇÃO E ENTREGA.
6
- MEIO ELETRÔNICO DE ENTREGA: E-MAIL: profnunescosta@gmail.com
OU
WHATSAPP: 91011-7541
7
- HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS:
SEGUNDA-FEIRA
A SEXTA-FEIRA DAS 07H00 ÀS 12H35.
Espero que estejam todos
bem!
Realize suas atividades com calma, tranquilidade, organização e
dedicação; não esqueça de colocar a disciplina, o
nome, ano, turma e nome do professor (prof. Nunes). e
enviar as fotos no e-mail indicado acima.
PROPORCIONALIDADE
EM SEGMENTOS DE RETAS Página 77 - APRENDER SEMPRE.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, São Paulo é o município mais populoso do Brasil, com cerca de 12.325.232 habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com aproximadamente 6.747.815 habitantes. A densidade demográfica é uma grandeza obtida pela razão entre a quantidade de habitantes e a área territorial da localidade considerada e nos informa quão povoado é esse local. Observe as informações referentes aos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
ATIVIDADE
1
Com esses
dados, determine a densidade demográfica de ambos e escreva um breve comentário
comparando os resultados obtidos.
|
Município |
População |
Área(em km²) |
Densidade
demográfica |
|
São
Paulo |
12.325.232 |
1.521,110 |
- - - - - - - - - - - - - - - - |
|
Rio
de Janeiro |
6.747.815 |
1.200,329 |
- - - - - - - - - - - - - - - - |
Densidade demográfica (Dividir população pela área) - Resolução:
São Paulo: População / Área = - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - -
Rio de Janeiro: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - -
A
densidade demográfica de São Paulo é bem maior do que a do Rio de Janeiro; isso
significa que a cidade é mais povoada. Em outras palavras, há mais habitantes
por km² em São Paulo do que no Rio de Janeiro.
Chamamos de razão entre dois segmentos de reta a razão entre as medidas desses segmentos, desde que estejam na mesma unidade de medida.
ATIVIDADE
2
Estima-se
que, em linha reta, a distância da cidade de São Paulo até o Rio de Janeiro é
de aproximadamente 430 km, enquanto até Brasília tem-se cerca de 873 km. Veja a
representação dessas informações no mapa e determine a razão entre as medidas
dos segmentos que representam a distância, em linha reta, de São Paulo até o
Rio de Janeiro e até Brasília, respectivamente. O que essa razão informa?
Resolução:
Razão = Distância do Rio de Janeiro até São Paulo (Numerador) / Distância do
Rio de Janeiro até Brasília (Denominador) =
A razão é
de aproximadamente: - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - -
Significa que a distância do Rio de Janeiro até São Paulo é mais ou
menos a metade da distância até Brasília. (0,492 aprox. 0,5 ou 1/2).
UM
TEOREMA PARA RELAÇÕES DE PROPORCIONALIDADE – Página 84
Dentre o
legado que o filósofo, matemático e astrônomo grego Tales de Mileto deixou, há
um importante enunciado que utiliza fundamentos da geometria associados à ideia
de proporcionalidade. Denominado como Teorema de Tales, relaciona segmentos
correspondentes de duas retas transversais quando estas são cortadas por retas
paralelas. O Teorema de Tales é enunciado como:
Se duas
retas são transversais e cortam um feixe de paralelas, então a razão entre dois
segmentos quaisquer de uma delas é igual à razão entre os respectivos segmentos
correspondentes da outra, ou seja, um feixe de paralelas determina, sobre duas
transversais, segmentos proporcionais.
Note que,
na figura, as retas r e s são transversais que cortam as paralelas a, b e c.
Essas intersecções definem segmentos marcados pelas extremidades A, B, C, A’,
B’ e C’, em que A’ é o correspondente de A, B’ é correspondente ao ponto B e C’
corresponde à extremidade C.
ATIVIDADE
3
Agora,
reflita sobre esses entes geométricos indicados na figura e suas relações e
responda:
a) Qual
segmento é o correspondente ao AB?
R: A’B’
b) Qual é
o correspondente ao segmento BC?
R: - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
c) Se
considerarmos que o segmento AB tem 10 unidades de comprimento, que BC mede 16
unidades e que A’B’ tem 8 unidades de comprimento, qual é a medida do segmento
B’C’?
É só substituir os valores correspondentes as letras que formam as frações (Razoes) e aplicar a regra de três (multiplicar em forma cruz) e resolver a equação. Resolução: AB / BC = A’B’ / B’C’ - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ATIVIDADE
4
(SARESP – 2013) O desenho a seguir representa uma quadra fiscal da Prefeitura, representando as ruas A, B, C, D e E. As medidas abaixo representam os lotes que têm frente para rua E e para rua D. A medida de x, representado na figura, vale em metros: (Considerar: A//B//C, ou seja, paralelas). Resol.: Lembre-se: 28/20 = x/25.
a) 26. b) 28. c) 30. d) 35.
MAIS EXPRESSÕES EQUIVALENTES - Página 99
ATIVIDADE
5
(SARESP-
2015) A expressão algébrica que representa a situação “o quadrado da soma de
dois números, mais 5 unidades” é: (É só analisar
bem o enunciado ou pesquisar em produtos notáveis: o quadrado da soma de dois
termos. E assinalar a alternativa correta).
a) x + y
+ 5²
b) (x + y
+ 5)²
c) (x +
y)² + 5
d) x² + y
+ 5²
ATIVIDADE
6
6. Em um
jogo de adivinhação, um participante disse:
6.1) Que
expressão algébrica poderia generalizar essas etapas que o estudante pensou? (Analisar e assinalar a alternativa correta).
a) (x + 1)² b)
(x + 2)² c) (x + 3)² d) (x + 4)²
6.2) Se
alguém disser que pensou inicialmente no número 1, qual é o resultado final
encontrado? [Substituir o x pelo número 1 em (x
+ 4)², calcular 1º a operação
indicada dentro do parêntese, depois a potência e assinalar a alternativa
verdadeira].
a) 1 b) 10 c) 25 d) 50
6.3) Pense
um pouco sobre a sentença: x² + 8x + 16. Qual é o valor numérico dessa
expressão algébrica, para x = 1? (Substituir o x pelo número
1 em x² + 8x + 16, calcular 1º a potência, a
multiplicação, depois a adição e assinalar a alternativa correta).
a) 50 b)
25 c)
10 d)
1
6.4) Compare
os resultados dos itens b e c. A que conclusões você chegou? (Assinalar a alternativa correspondente).
a) No mesmo
resultado, 50. Isso significa que as duas expressões são equivalentes, isto é: (x
+ 4)² = x² + 8x + 16.
b) No mesmo
resultado, 25. Isso significa que as duas expressões são equivalentes, isto é: (x
+ 4)² = x² + 8x + 16.
c) No mesmo
resultado, 10. Isso significa que as duas expressões são equivalentes, isto é: (x
+ 4)² = x² + 8x + 16.
d) No mesmo
resultado, 1. Isso significa que as duas expressões são equivalentes, isto é: (x
+ 4)² = x² + 8x + 16.
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