MATEMÁTICA - 2ª SÉRIE A e B - PROF NUNES.
NÚMERO DA ATIVIDADE: 03 – 2º BIMESTRE.
NOME DO PROFESSOR: JOSÉ NUNES DA COSTA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA.
SÉRIE DESTINO: 2ª A e B.
QUANTIA DE AULAS PREVISTAS: 10
AULAS.
HABILIDADES TRABALHADAS: (EF07MA16)
Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade
de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
DIA DA AULA NO CMSP: SEGUNDA-FEIRA:
17H30 AS 18H00 e QUARTA-FEIRA: 17H00 AS 17H30.
1 - TEMA: EXPRESSÕES QUE REPRESENTAM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.
2 - RECURSOS MATERIAIS: CADERNO DO ALUNO, BLOG DA ESCOLA, CELULAR, COMPUTADOR.
3 - MATERIAL IMPRESSO NECESSÁRIO:
4 - DATA DE ENTREGA DA ATIVIDADE: 22 / 06 / 2021.
5 - AVALIAÇÃO: DE ACORDO COM A PARTICIPAÇÃO, INTERAÇÃO, EXECUÇÃO E ENTREGA
DAS ATIVIDADES DO BLOG E TAREFAS DO CMSP.
6 - MEIO ELETRÔNICO DEENTREGA:
e-mail: profnunescosta@gmail.com ou
whatsapp: 91011-7541
7 - HORÁRIO DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS:
SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA DAS 07H00 ÀS 12H35.
ESPERO QUE ESTEJAM
TODOS BEM!
REALIZE SUAS ATIVIDADES COM CALMA, RANQUILIDADE,
ORGANIZAÇÃO E DEDICAÇÃO; NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR
A DISCIPLINA, O NOME, ANO, TURMA E NOME DO PROFESSOR
(PROF.
NUNES). E ENVIAR A S FOTOS NO E-MAIL INDICADO ACIMA.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 3 – Página 93.
EXPRESSÕES
QUE REPRESENTAM SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.
SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS – (Aula
CMSP).
São
sequências nas quais os
termos são números. Para elas, é possível escrever uma expressão algébrica das propriedades
de seus termos e determinar
qualquer termo conhecendo-se alguma informação anterior. Essa expressão
algébrica é chamada de Lei
de Associação ou Lei
de Formação da Sequência. Essa lei deve atender a todos os termos da
sequência, a partir do segundo.
S: (a1, a2,
a3, a4, a5, ...)
n
= posição do termo na sequência
a1
= primeiro termo da sequência
an
= termo qualquer (a partir do segundo)
an
– 1 = termo anterior a an
ATIVIDADE.
1) Observe a sequência numérica e escreva a lei de formação a partir da observação da regularidade existente. (5, 10, 15, 20, 25, ...). (Dica para ajudar: Observar e analisar a sequência).
2) Considere a sequência a seguir, em que estão escritos apenas os seus quatro primeiros elementos. Analise com atenção tal sequência e preencha a tabela com as informações pedidas.
|
Por
que esta pode ser chamada de sequência numérica? |
|
|
Qual é o primeiro termo dessa
sequência? |
|
|
Qual é a regularidade que existe entre
os seus elementos? |
|
|
Escreva a lei de formação dessa
sequência. |
|
3) (ENEM – 2010) Uma professora realizou
uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar
figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos
(C) de cada figura depende da quantidade de quadrados (Q) que formam cada
figura. A estrutura de formação das figuras está representada a seguir:
Que expressão fornece a quantidade de
canudos em função da quantidade de quadrados de cada figura?
a) C = 4Q. b) C = 3Q + 1. c) C = 4Q – 1.35.
d) C = Q + 3. e) C = 4Q – 2.
4) A sequência de números: (3, 5, 7, 9, 11, ...) pode ser descrita como sendo a sequência dos números ímpares maiores do que 1. Observe a regularidade entre os elementos dessa sequência e faça o que é pedido:
Escreva a lei de formação capaz de descrever todos os elementos dessa sequência.
5) Considere as seguintes expressões
algébricas:
E = 6 . (x + 1) – 2 e E = 6x + 4.
Tais expressões são equivalentes?
IDEIA DE EXPRESSÕES EQUIVALENTES – Página
96.
6) Verifique as expressões algébricas a
seguir. Há alguns pares de expressões equivalentes. Identifique-os. (Dica para ajudar: Ler as
explicações na página 96 observar e analisar as expressões).
7) Qual a lei de formação da sequência numérica: (4, 8, 12, 16, 20, ...)? (Aula CMSP).
8) Escreva a lei de formação da sequência numérica: (1, 4, 16, 64, 256, ...). (Aula CMSP).
9) Observe a sequência numérica e escreva a lei de formação a partir da observação da regularidade existente. (2, 6, 18, 54, 162, ...) (Aula CMSP).
10)
Duas ou mais expressões algébricas diferentes são equivalentes quando representam
a mesma sequência numérica. Verifique quais sequências são equivalentes: (Aula
CMSP).
a)
8a + 2b e 2(4a + 4b) b) 2(n + 1) + 3 e 2n + 5
11) Esta é somente para consultar - Dica para ajudar: A
seguir, estão algumas resoluções e respostas para auxiliá-los. Estão todas fora
de ordem.
l) an = 5.n e a1 = 5
ll) Porque seus elementos são números. 3. Cada termo é calculado multiplicando a posição
por 3. an = 3.n e a1
= 3
lll) a1 = 1
a2
= 4 = 1 · 4 = 1 · 41 = 1 · 4n – 1
a3
= 16 = 1 · 16 = 1 · 42 = 1 · 4n – 1
a4
= 64 = 1 · 64 = 1 · 43 = 1 · 4n – 1
a5
= 256 = 1 · 256 = 1 · 44 = 1 · 4n – 1
Lei
de Formação da Sequência: an = 1 . 4n – 1
a2
= 1 · 4n-1 a3 = 1 · 4n – 1
a2
= 1 · 42-1 a3 = 1 · 43 – 1
a2
= 1 · 41 a3
= 1 · 42
a2
= 1 · 4 a3
= 1 · 16
a2
= 4 a3 = 16
lV) 3x + (x - 1) ∙ 2 + 3 = 3x + 2x - 2 + 3 =
5x + 1
(y
+ 4)² = (y + 4) ∙ (y + 4) = y² + 4 ∙ y + 4 ∙ y + 16 = y² + 8y + 16
7
- (x + 10) + 4x = 7 - x - 10 + 4x = 3x - 3 = 3 ∙ (x - 1)
(x
- 9)² = (x - 9) ∙ (x - 9) = x² - 9 ∙ x - 9 ∙ x + 81 = x² - 18x + 81
(y
+ 1)(y - 1) = y² - 1 ∙ y + 1 ∙ y - 1 = y² - 1
(5
+ y)(5 - y) - 25 = 25 - 5 ∙ y + 5 ∙ y - y² - 25 = - y²
V) a) 8a + 2b e 2(4a + 4b) b) 2(n
+ 1) + 3 e 2n + 5
2 · 4a + 2 · 4b 2
· n + 2 · 1 + 3
8a + 8b 2n
+ 2 + 3
Expressões
diferentes. 2n + 5
Não
são equivalentes. Expressões iguais.
São equivalentes.
VI) Para conferir: E = 6 . (x + 1) – 2 = 6x +
6 . 1 - 2 = 6x + 6 – 2 = 6x + 4.
Vll) a1 = 4
a2
= 8 = 2 · 4
a3
= 12 = 3 · 4
a4
= 16 = 4 · 4
a5
= 20 = 5 · 4
Lei
de Formação da Sequência: an = n · 4
a2
= n · 4 a3 = n · 4
a2
= 2 · 4 a3 = 3 · 4
a2
= 8 a3 = 12
Vlll) Observando os elementos da sequência e
considerando que n indica a posição do elemento e Tn representa
qualquer elemento da sequência, temos:
T1
= 2 . 1 + 1 = 3 T2
= 2 . 2 + 1 = 5 T3 = 2 . 3 + 1 = 7
T4
= 2 . 4 + 1 = 9 T5
= 2 . 5 + 1 = 11
A
lei de formação: Tn = 2n + 1.
lX) a1 = 2
a2
= 6 = 2 · 3 = 2 · 31 = 2 · 3n – 1
a3
= 18 = 2 · 9 = 2 · 32 = 2 · 3n – 1
a4
= 54 = 2 · 27 = 2 · 33 = 2 · 3n – 1
a5
= 162 = 2 · 51 = 2 · 34 = 2 · 3n – 1
Lei
de Formação da Sequência: an = 2 · 3n – 1
a2
= 2 · 3n – 1 a3 = 2 · 3n – 1
a2
= 2 · 32 – 1 a3 = 2 · 33 – 1
a2
= 2 · 31 a3
= 2 · 32
a2
= 2 · 3 a3
= 2 · 9
a2
= 6 a3 = 18
X) Para formar o primeiro quadrado, são
necessários 1+ 3 = 1 + 1∙3 = 4 canudos. Para continuar a figura com o segundo
quadrado, é preciso, no total, 1 + 3 + 3 = 1 + 2∙3 = 7; continuando, são 1 + 3
+ 3+ 3 = 1 + 3∙3 = 10, e assim por diante. Dessa forma, para calcular a
quantidade total de canudos, basta fazer: C = 1 + Q∙3.
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