EDUCAÇÃO FÍSICA_2º A, B, C, D, E e F _ Prof. Gomes - Tema: Efeitos do treinamento físico: fisiológico, morfológicos e psicossociais e Recuperação Geral

2º Bimestre: Atividade 4


Tema: Efeitos do treinamento físico: fisiológico, morfológicos e psicossociais e Recuperação Geral


Recursos materiais: Acesso à internet por computador ou celular smartphone (tirar fotos também); papelaria pessoal, caderno de anotações, registro, caneta, lápis e outras.

Aulas Previstas: de 02 a 04

Dia e hora de aula no CMSP: 02/07 (sexta-feira) às 17h;

Data de entrega da atividade: até 02/07/2021

Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.

Meio eletrônico de entrega da atividade: gomesc@prof.educacao.sp.gov.br

Horário de atendimento aos alunos:  das 07h às 18h de segunda a sexta-feira exceto feriados e para tirar dúvidas watts 95719-7103

Habilidade: Identificar e reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os sistemas orgânicos; Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre os sistemas orgânicos.

 


👉Atividade: Fazer leitura do texto abaixo, assistir ao vídeo do CMSP e formule 5 questões com respostas sobre Efeitos do treinamento físico, tirar foto da atividade pronta enviar para o professor.

👉Recuperação do 2ª bimestre: Nesse bimestre foram passadas 4 atividades no blog contando com a do Efeitos do treinamento físico que somando vão valer 6 pontos na nota e o CMSP vai valer 4 pontos, para os alunos que já fizeram alguma atividade do blog e estão precisando melhorar a nota me chama no pv do watts 957197103 e para os não fizeram nenhuma atividade segue os links abaixo para e enviá-las gomesc@prof.educacao.sp.gov.br quando estiverem prontas:

05/05/21 -  https://blogmcfr2021sem1-2em.blogspot.com/2021/05/educacao-fisica2-b-c-d-e-e-f-prof-gomes.html

19/05/21 - https://blogmcfr2021sem1-2em.blogspot.com/2021/05/educacao-fisica2-b-c-d-e-e-f-prof-gomes_19.html

 09/06/21 -  https://blogmcfr2021sem1-2em.blogspot.com/2021/06/educacao-fisica2-b-c-d-e-e-f-prof-gomes_9.html

 

 👉Vídeo: 18/06/21 - 2ª série EM - Educação Física - Tipos de treinamento

https://youtu.be/ucbVT8tgLgw

 

👉Texto:

QUARTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2014

2º Ano - 2º Bim.- Efeito do Treinamento Físico: Fisiológicos, Morfológicos e Psicossociais

Texto - 01 -      2º ANO – 2º BIMESTRE

EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO:

FISIOLÓGICOS, MORFOLÓGICOS E PSICOSSOCIAIS.

 

     Nas últimas décadas, o conceito de saúde tem sido ampliado para Promoção de Saúde, que enfatiza a importância do desenvolvimento comunitário nas questões da saúde individual e coletiva. Nessa atual definição, há duas grandes perspectivas de atuação: de um lado, atividades individualizadas focando os estilos de vida e concentrando-se em componentes educativos relacionados aos riscos comportamentais modificáveis. Por outro lado, atividades voltadas ao coletivo por meio de políticas públicas e de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da saúde.

     Para melhor entendimento dos efeitos da atividade física e do exercício físico sobre o organismo humano, é fundamental o conhecimento dos processos de adaptação (entendida como uma organização orgânica e funcional do organismo), que estão sujeitos a fatores endógenos e exógenos.

     São fatores endógenos (internos): a idade, o sexo e a condição de treinamento. A infância e adolescência são os períodos de grande capacidade de adaptação, a qual, apesar de diminuir com o avanço da idade, mantém-se até o fim da vida. Com relação ao sexo, a capacidade de adaptação se dá de forma diferenciada; por exemplo, a treinabilidade da musculatura na mulher é menor, devido à menor quantidade de testosterona. Quanto à condição de treinamento, os processos de adaptação ocorrem mais rapidamente quanto menor for o nível de desempenho da pessoa.

     São fatores exógenos (externos): a qualidade e quantidade da sobrecarga e a alimentação. A correta sequência de estímulos, observando as normas de treinamento (intensidade, duração, freqüência, sobrecarga), define a forma e a abrangência do processo de adaptação. A alimentação precisa fornecer os elementos nutricionais necessários para a formação de estruturas diante dos estímulos de carga.

     Para cada tipo de treinamento físico há adaptações específicas nos diferentes sistemas do corpo, conforme se verifica a seguir:

 

TREINAMENTO

ADAPTAÇÕES ESPECIAS

Capacidade anaeróbica

- Maiores níveis intramusculares de substratos anaeróbicos (ATP, PCre e glicogênio;

- maior quantidade e atividade das enzimas-chave, que controlam a fase anaeróbica (glicolítica) do fracionamento da glicose;

- maior capacidade de gerar aumento de rendimento sanguíneo de lactato durante exercício máximo.

Capacidade aeróbica

Adaptações metabólicas:

- aumento no tamanho e número de mitocôndria no músculo esquelético treinado;

- duplicação do nível das enzimas do sistema aeróbico;

- melhora na oxidação de ácidos graxos (metabolismo de gorduras e carboidratos);

- intensificação da capacidade aeróbica das fibras musculares.

Adaptações cardiovasculares;

- ampliação do tamanho do coração (melhor volume sistólico);

- aumento do volume plasmático;

- aumento do volume sistólico de ejeção;

-- diminuição da FC, aumento do débito cardíaco, aumento do oxigênio extraído do sangue, aumento do fluxo sanguíneo, diminuição da PA.

Adaptações pulmonares;

- aumento da ventilação muscular durante exercício máximo;

- hipertrofia da musculatura respiratória (músculos intercostais externos e diafragma).

Outras adaptações:

- modificação na composição corporal;

- transferência de calor corporal.

Resistência muscular

Adaptações neurais;

- maior ativação do Sistema Nervoso Central;

- melhor sincronização das unidades motoras;

- reflexos inibitórios neurais mais intensos.

Adaptações musculares;

- hipertrofia das fibras musculares;

- remodelagem muscular.

Adaptações nos tecidos conjuntivos e ósseo:

- fortalecimento de ligamentos, tendões e tecidos ósseos de apoio.

Outras adaptações;

- modificação na composição corporal.

 

    Ademais, o treinamento físico, a depender de suas características, pode produzir efeitos positivos ou negativos sobre outros sistemas orgânicos: sistema nervoso autônomo (produz relaxamento ou excitabilidade); sistema nervoso central (aumenta a circulação sanguínea no cérebro); sistema visual (melhora o desempenho visual); sistema sensorial sinestésico (melhora a capacidade de desempenho muscular ou leva à disfunção da propriocepção e surgimento de lesões); sistema imune (estimula a imunidade em atividades leves e de longa duração ou a prejudica em treinamento muito intenso); e sistema endócrino (libera o hormônio do crescimento e melhora o sistema regulador hormonal).

    Quanto aos Aspectos Psicossociais, pode-se falar em efeitos positivos e negativos causados pela atividade física e exercício físico.

     Entre os efeitos positivos estão: redução de vários sintomas de estresse, da ansiedade, da depressão moderada e da instabilidade emocional; melhora na autoestima, no auto-conceito, na imagem corporal e no relacionamento interpessoal.

     Têm sido relatos efeitos negativos decorrentes de treinamento excessivo ou competição inadequada, tais como: transtornos psicossomáticos ou gastrointestinais; alterações de apetite e sono; desvio de comportamento; aumento da ansiedade e agressividade; esgotamento físico e psicológico (burnout); distúrbios cognitivos (falta de atenção e concentração, esquecimento, bloqueio mental); e síndrome de saturação esportiva, além da diminuição dos sentimentos de eficácia, alegria, realização, competência e controle.

http://edfisicadsm.blogspot.com/2014/07/efeito-do-treinamento-fisico.html

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