EDUCAÇÃO FÍSICA_2º A, B, C, D, E e F _ Prof. Gomes - Tema: Efeitos do treinamento físico: fisiológico, morfológicos e psicossociais e Recuperação Geral
2º Bimestre: Atividade 4
Tema: Efeitos do
treinamento físico: fisiológico, morfológicos e psicossociais e Recuperação
Geral
Recursos materiais: Acesso à internet por computador ou celular smartphone (tirar fotos também); papelaria pessoal, caderno de anotações, registro, caneta, lápis e outras.
Aulas Previstas: de 02 a 04
Dia e hora de aula no CMSP: 02/07 (sexta-feira) às 17h;
Data de entrega da atividade: até 02/07/2021
Avaliação: Formativa, durante o processo através das devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de
entrega da atividade: gomesc@prof.educacao.sp.gov.br
Horário de atendimento aos alunos: das 07h às 18h de segunda a sexta-feira
exceto feriados e para tirar dúvidas watts 95719-7103
Habilidade: Identificar e reconhecer os efeitos do treinamento físico sobre os
sistemas orgânicos; Relacionar tipos e características de atividades
físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e
efeitos sobre os sistemas orgânicos.
👉Atividade: Fazer leitura do texto abaixo,
assistir ao vídeo do CMSP e formule 5 questões com respostas sobre Efeitos do
treinamento físico, tirar foto da atividade pronta enviar para o professor.
👉Recuperação do 2ª bimestre: Nesse bimestre foram passadas 4
atividades no blog contando com a do Efeitos do treinamento físico que somando
vão valer 6 pontos na nota e o CMSP vai valer 4 pontos, para os alunos que já
fizeram alguma atividade do blog e estão precisando melhorar a nota me chama no
pv do watts 957197103 e para os não fizeram nenhuma atividade segue os links
abaixo para e enviá-las gomesc@prof.educacao.sp.gov.br quando
estiverem prontas:
05/05/21
- https://blogmcfr2021sem1-2em.blogspot.com/2021/05/educacao-fisica2-b-c-d-e-e-f-prof-gomes.html
19/05/21 - https://blogmcfr2021sem1-2em.blogspot.com/2021/05/educacao-fisica2-b-c-d-e-e-f-prof-gomes_19.html
09/06/21 - https://blogmcfr2021sem1-2em.blogspot.com/2021/06/educacao-fisica2-b-c-d-e-e-f-prof-gomes_9.html
👉Vídeo: 18/06/21 - 2ª série EM - Educação Física - Tipos de
treinamento
👉Texto:
QUARTA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2014
2º Ano - 2º Bim.- Efeito do Treinamento Físico: Fisiológicos,
Morfológicos e Psicossociais
Texto - 01 - 2º ANO – 2º
BIMESTRE
EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO:
FISIOLÓGICOS, MORFOLÓGICOS E PSICOSSOCIAIS.
Nas
últimas décadas, o conceito de saúde tem sido ampliado para Promoção de Saúde,
que enfatiza a importância do desenvolvimento comunitário nas questões da saúde
individual e coletiva. Nessa atual definição, há duas grandes perspectivas de
atuação: de um lado, atividades individualizadas focando os estilos de vida e
concentrando-se em componentes educativos relacionados aos riscos
comportamentais modificáveis. Por outro lado, atividades voltadas ao coletivo
por meio de políticas públicas e de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da
saúde.
Para melhor entendimento dos efeitos da atividade física e do exercício físico
sobre o organismo humano, é fundamental o conhecimento dos processos de
adaptação (entendida como uma organização orgânica e funcional do organismo),
que estão sujeitos a fatores endógenos e exógenos.
São fatores endógenos (internos): a idade, o sexo e a
condição de treinamento. A infância e adolescência são os períodos de grande
capacidade de adaptação, a qual, apesar de diminuir com o avanço da idade,
mantém-se até o fim da vida. Com relação ao sexo, a capacidade de adaptação se
dá de forma diferenciada; por exemplo, a treinabilidade da musculatura na
mulher é menor, devido à menor quantidade de testosterona. Quanto à condição de
treinamento, os processos de adaptação ocorrem mais rapidamente quanto menor
for o nível de desempenho da pessoa.
São fatores exógenos (externos): a qualidade e
quantidade da sobrecarga e a alimentação. A correta sequência de estímulos,
observando as normas de treinamento (intensidade, duração, freqüência,
sobrecarga), define a forma e a abrangência do processo de adaptação. A
alimentação precisa fornecer os elementos nutricionais necessários para a
formação de estruturas diante dos estímulos de carga.
Para cada tipo de treinamento físico há adaptações específicas nos diferentes
sistemas do corpo, conforme se verifica a seguir:
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TREINAMENTO |
ADAPTAÇÕES
ESPECIAS |
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Capacidade
anaeróbica |
- Maiores níveis intramusculares de substratos anaeróbicos
(ATP, PCre e glicogênio; - maior quantidade e atividade das enzimas-chave, que
controlam a fase anaeróbica (glicolítica) do fracionamento da glicose; - maior capacidade de gerar aumento de rendimento
sanguíneo de lactato durante exercício máximo. |
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Capacidade
aeróbica |
Adaptações metabólicas: - aumento no tamanho e número de mitocôndria no músculo
esquelético treinado; - duplicação do nível das enzimas do sistema aeróbico; - melhora na oxidação de ácidos graxos (metabolismo de
gorduras e carboidratos); - intensificação da capacidade aeróbica das fibras
musculares. |
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Adaptações cardiovasculares; - ampliação do tamanho do coração (melhor volume
sistólico); - aumento do volume plasmático; - aumento do volume sistólico de ejeção; -- diminuição da FC, aumento do débito cardíaco, aumento
do oxigênio extraído do sangue, aumento do fluxo sanguíneo, diminuição da PA. |
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Adaptações pulmonares; - aumento da ventilação muscular durante exercício máximo; - hipertrofia da musculatura respiratória (músculos
intercostais externos e diafragma). |
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Outras adaptações: - modificação na composição corporal; - transferência de calor corporal. |
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Resistência
muscular |
Adaptações neurais; - maior ativação do Sistema Nervoso Central; - melhor sincronização das unidades motoras; - reflexos inibitórios neurais mais intensos. |
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Adaptações musculares; - hipertrofia das fibras musculares; - remodelagem muscular. |
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Adaptações nos tecidos conjuntivos e ósseo: - fortalecimento de ligamentos, tendões e tecidos ósseos
de apoio. |
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Outras adaptações; - modificação na composição corporal. |
Ademais, o treinamento físico, a depender de suas características, pode
produzir efeitos positivos ou negativos sobre outros sistemas orgânicos: sistema
nervoso autônomo (produz relaxamento ou excitabilidade); sistema
nervoso central (aumenta a circulação sanguínea no cérebro); sistema
visual (melhora o desempenho visual); sistema sensorial
sinestésico (melhora a capacidade de desempenho muscular ou leva à
disfunção da propriocepção e surgimento de lesões); sistema imune (estimula
a imunidade em atividades leves e de longa duração ou a prejudica em
treinamento muito intenso); e sistema endócrino (libera o
hormônio do crescimento e melhora o sistema regulador hormonal).
Quanto aos Aspectos Psicossociais, pode-se falar
em efeitos positivos e negativos causados
pela atividade física e exercício físico.
Entre os efeitos positivos estão: redução de vários
sintomas de estresse, da ansiedade, da depressão moderada e da instabilidade
emocional; melhora na autoestima, no auto-conceito, na imagem corporal e no
relacionamento interpessoal.
Têm sido relatos efeitos negativos decorrentes de treinamento excessivo ou competição inadequada, tais como: transtornos psicossomáticos ou gastrointestinais; alterações de apetite e sono; desvio de comportamento; aumento da ansiedade e agressividade; esgotamento físico e psicológico (burnout); distúrbios cognitivos (falta de atenção e concentração, esquecimento, bloqueio mental); e síndrome de saturação esportiva, além da diminuição dos sentimentos de eficácia, alegria, realização, competência e controle.
http://edfisicadsm.blogspot.com/2014/07/efeito-do-treinamento-fisico.html

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