SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. – 2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE AVALIAÇÃO 2

 

SOCIOLOGIA –  2° A, B, C, D e F.

2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE

DATA: 18/05/2021

ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.

CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 

2º BIMESTRE

Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J 

Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.

Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades e dúvidas será contínua, de segunda a sexta  somente no meu  e-mail  anotado acima J

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!

ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas) AVALIAÇÃO 2.

ENTREGA ATÉ O DIA: 01/06/2021

Antes de iniciar a leitura, VAMOS CONHECER A REFLEXÃO DE DOIS AUTORES IMPORTANTES NA SOCIOLOGIA: GEORG SIMMEL E NORBERT ELIAS.  Assista o vídeo de 5 minutos abaixo J

https://www.youtube.com/watch?v=XqFJMXi3HQg

Agora, leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça,  pesquise o significado no dicionário ou  google J .

 

IMIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO - Descrevem o fluxo de indivíduos em um país.

Migrar: qualquer pessoa que se muda de um Estado para o outro está migrando (a casos também que o termo migração é usado para se referir as mudanças entre países). Vale ressaltar que animais também migram como aves, baleias etc.

Se eu me mudar do Brasil para a Espanha sou ao mesmo tempo Emigrante (quem sai) e Imigrante (quem entra) por estar entrando na Espanha.

Emigrar: sair de uma região.

Imigrar: (o país de destino) ou seja, entrar em uma região.

Obs.: O deslocamento sempre parte de uma região de origem conhecida para outra e estranha a esta.

Os fenômenos de emigração e imigração estão relacionados as condições sociais dos locais nos quais se inserem e apresentam especificidades de acordo com essas condições. O emigrante é geralmente levado a deixar seu país por falta de condições que o permitam ascender socialmente e acaba se tornando o imigrante de alguém de outro país no qual ele deposita suas esperanças de melhorias de vida. Mas existem outras motivações que podem levar um cidadão a se tornar emigrante no país de destino. Como os refugiados que abandonam os seus países devido a conflitos civis ou por causa de perseguições raciais, religiosas ou ainda por desastres naturais/ambientais.

De qualquer forma o emigrante enfrentará quase sempre as mesmas dificuldades de se estabelecer em um país de costumes diferentes dos seus e de língua desconhecida, enfrentando muitas vezes, a xenofobia, as restrições impostas aos estrangeiros pelas legislações, o trabalho escravo ou quando muito o subemprego.

Por outro lado, a mobilidade dos indivíduos sempre foi um fator importante e presente na história da civilização. Desde os tempos primitivos em que o nomadismo era prática comum até os tempos atuais em que a globalização tornou mais fácil (ou pelo menos mais comum) os movimentos migratórios.

Aprofundando...

Se fizermos uma análise mais aprofundada sobre si, percebemos que não é uma pessoa deslocada de seu tempo, assim como não é de suas origens. Para muitos a origem de seus antepassados é total brasileira e para outros, se dá através das mudanças de familiares para cá como imigrantes.

No século XIX, começaram a chegar muitos imigrantes, principalmente da Europa para substituir os escravos na lavoura por causa do fim do tráfico negreiro. Outros motivos foram os donos de fazendas que não queriam pagar salários para ex-escravos e havia uma prática que buscava o clareamento da população.

De italianos chegaram mais ou menos 1,5 milhão de italianos. Destes vários imigrantes, se enquadram também alemães, poloneses, japoneses, chineses, espanhóis, sírios libaneses, coreanos, etc.

Alguns se espalham com suas famílias e outros se organizam em colônias ou vilas.

Os grupos que se mantem unidos até hoje conseguiram resguardar a cultura de seus antepassados.

Assim como bairros com grupos de descendentes de grupos de emigrantes. Exemplos:

Bairro da mooca e Bixiga: origem italiana; Bairro liberdade; origem japonesa. Etc.

Nestes lugares a cultura pode ser vista nos estabelecimentos comerciais, no dialeto e festas tradicionais.

 

Vamos agora para outra questão:

PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E SEGREGAÇÃO: são conceitos diferentes, mas são parecidos no tipo de ação e no tipo de ação e no tipo de atitude que eles acabam gerando. Então, tanto o preconceito quanto a discriminação e segregação existem para a garantia de manutenção das desigualdades sociais. Para que as desigualdades sociais continuem acontecendo, elas têm maneiras de ações diferentes, mas no fim, acaba levando uma a outra.

Porque? 1º temos o preconceito que é baseado quase sempre em um estereótipo negativo sobre um grupo, uma pessoa ou um indivíduo, quer dizer que, se baseia na característica desse indivíduo. Então o preconceito está quando se fala sobre alguma característica negativa e se coloca num estigma (pesquisar o significado sociológicosobre aquele individuo ou grupo. Por exemplo:

Quando se fala que o “nordestino é preguiçoso “está se colocando sobre todo um grupo étnico um estigma, sendo esse estereótipo e garantindo que se perpetue a ideia de que todo o nordestino é preguiçoso, mas, sabemos que isso não é verdade, isso é preconceito!

Discriminação: é quando um preconceito é levado a um grau superior, ou seja, é quando o preconceito entra em ação porque, as vezes o preconceito só está no discurso e a discriminação pode estar na ação.

Então, quando existe uma discriminação, a pessoa sofre diretamente a ação de um preconceito. Exemplo: mulheres mães, tem dificuldade de conseguir empregos e isso é baseado no estereótipo vindo do preconceito e levado a discriminação, e essa é levada de fato, por elas não conseguirem empregos para a garantia de seu sustento. E isso é discriminação no mercado de trabalho baseado em um preconceito de mulheres que possuem filhos.

Importante: existem tipos de preconceitos e tipos de discriminação, se atentem a leitura pois veremos isso depois ok J

Segregação: ela coloca fronteiras sociais ou ideológicas ou geográficas para excluir um grupo e negar a ele o tratamento de igualdade.

É negar a existência de um grupo. Exemplo: o apartheid consistia em separar negros e brancos por localização e as afrodescendentes também estavam separadas nos lugares mais pobres e que não tinham acesso a saúde, educação, saneamento básico etc. Então isso é a segregação, que está em se considerar superior a um grupo e fingir que ele não existe, excluindo e separando –o geograficamente, socialmente e institucionalmente.

A segregação também está presente na nossa cidade, como por exemplo: temos classes sociais que são separadas por bairros, sabemos que existem periferias e que alguns serviços não chegam, o Estado também não, e isso também é segregação. E também em ambientes institucionalizados quando por exemplo: uma universidade e que pequenas parcelas desses alunos são periféricos, indígenas ou afrodescendentes e que não estão frequentando os espaços das pessoas que não sofrem preconceitos e nem discriminação em sua vida cotidiana.

Então por isso, que tem essas diferenças entre esses três conceitos, mas que estão diretamente ligados entre si, e é por isso que estudamos eles na Sociologia.

 

ATIVIDADE para ser realizada no caderno:

1-  Pesquise na internet ou no dicionário o significado das palavras dentro do texto que estão em negrito.

2-  De acordo com a vídeo aula, explique os conceitos: "estabelecidos" e "outsiders".

 

3-  Qual é a diferença entre emigrante e imigrante?

 

4-  Quais são as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes?

 

5-  Discorra com suas palavras as diferenças entre os seguintes conceitos: preconceito, discriminação e segregação.

 

T TRABALHO DE SOCIOLOGIA: envio até o dia 01/07/2021 :)



Na obra acima, “Quadro Operários”, de Tarsila do Amaral tem várias pessoas de etnias diferentes, afrodescendentes, alemães, japoneses, espanhóis, poloneses, chineses, espanhóis, sírios libaneses, coreanos, italianos, portugueses etc.

Reflete o movimento artístico chamado Modernismo e representa a diversidade racial e cultural dos trabalhadores que migraram para São Paulo em busca de emprego nas fábricas que começavam a surgir no Estado. “Operários”, que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária. Pintado em 1933, a tela Operários, da artista Tarsila do Amaral, retrata cinquenta e um operários da indústria. Trata-se de um momento histórico marcado pela migração.

Você deve escolher um grupo de imigrantes e realizar um trabalho em cima deles (pesquisa na internet).

*imigração/ origem/ o porquê da imigração/ época que eles migraram/estatísticas de quantos vieram na época para cá/ o que estava acontecendo ou o que aconteceu no país deles para virem para cá o incentivo que sua cultura trouxe para o nosso país (danças, músicas, alimentos, vestimentas) / Se sofreram preconceitos ou discriminações ou segregações, quais?

 

Bons Estudos ;=D

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre