SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. –2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE

 

- SOCIOLOGIA –  2° A, B, C, D, E e F. 2ºBIMESTRE - PROFESSORA FABIANE

DATA: 04/05/2021

ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série 

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA.

CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 

2º BIMESTRE

Olá estimados alun@s, espero que tod@s estejam bem J 

Nossas aulas estarão relacionadas aos conteúdos do CMSP.

Minhas postagens da disciplina de Sociologia no BLOG será QUINZENAL e entrega de atividades deverá ser dentro do prazo solicitado e dúvidas será contínua, de segunda a sexta  somente no meu  e-mail  anotado acima J

PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO E PRESENÇA!

ATIVIDADES SEMANAIS – (04 aulas) AVALIAÇÃO 1.

ENTREGA ATÉ O DIA: 17/05/2021

Leia abaixo com atenção, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça,  pesquise o significado no dicionário ou  google J .


Características da Cultura

O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias. A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos. A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: · Caboclo = branco + índio · Mulato = negro + branco · Cafuzo = índio + negro POVOS FORMADORES POVOS INDÍGENAS Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios. Existem diversos grupos indígenas no país. No passado, a população desses índios era de quase 2 milhões de pessoas. AFRICANOS Povos africanos: grupo humano que sofreu uma migração involuntária, pois foram capturados e trazidos para o Brasil, especialmente entre os séculos XVI e XIX. Nesse período, desembarcaram no Brasil milhões de negros africanos, que vieram para o trabalho escravo. Os escravos trabalharam especialmente no cultivo da cana-de-açúcar e do café. Quantidade estimada de 5 milhoes trazidos para o brasil entre 1550 e 1850 Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos. Na primeira metade do século XX, pelo menos quatro milhões de imigrantes desembarcaram no Brasil. Dentre os principais grupos humanos europeus, destacam-se: portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Em relação aos povos asiáticos, podemos destacar japoneses, sírios e libaneses. Tendo em vista essa diversidade de raças, culturas e etnias, o resultado só poderia ser uma miscigenação, a qual promoveu uma grande riqueza cultural. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.

CULTURA DO POVO

 A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população • O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.

RETOMANDO...

DIVERSIDADE CULTURAL • são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território. • A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade; uma "marca" que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.

A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA • refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.  Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.

MIGRAÇÃO

No Brasil, os processos migratórios estiveram presentes em todos os ciclos econômicos importantes da história e a “questão da imigração” esteve atrelada a recalques e ressentimentos que alimentam os preconceitos de parcelas da população, especialmente nos estados das regiões Sul e Sudeste. Nas abordagens sobre violência urbana, desemprego ou crise educacional, o migrante é construído, explícita ou implicitamente, como um “problema” a ser enfrentado e, frequentemente, é associado aos males que afetam os espaços metropolitanos. No entanto, alguns questionamentos se colocam: Por que o migrante deixa sua terra natal? Quais as condições de vida que levaram o migrante a ver na mudança a única saída? Continue lendo

Segundo as DCE de Sociologia “As desigualdades sociais podem ser consideradas a matéria-prima dos resultados sociológicos na atualidade e sua explicação está no fato de não resultarem, necessariamente, das diferenças individuais, mas das oportunidades desiguais na sociedade capitalista.” (DCE p. 84). Nesse sentido, o contexto socioeconômico é decisivo no processo migratório.

Para análise dessa situação, pode-se fazer uso de diferentes estratégias e entre elas destacamos, nessa sequência de aulas, o trabalho a partir do livro trailer do poema "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e da obra "Retirantes" (1944) do artista Portinari, que retratou muito do que viu na infância pois, desde pequeno, convivia com vai e vem das famílias que fugiam da seca do Nordeste à procura de trabalho. Essas imagens marcaram a vida do artista de tal modo que pintou a realidade do lugar em que vivia. Ambas as obras denunciam a saga nordestina, a esperança de trabalho e melhores condições de vida em uma cultura distinta. Essa mudança de trajetória é exatamente o que o nordestino faz: muda de cidade, trabalho, ambiente, cultura, tudo para fugir da miséria e se arriscar na cidade grande.

Compreender que a situação de vulnerabilidade social pode, também, influenciar a mobilidade social, é fundamental para a descontrução de esterótipos pejorativos que em nada contribuem para a compreensão da realidade, ao contrário, geram distorsões.

EMIGRANTE: que ou quem emigra; emigrado

EMIGRAR: deixar um país para se estabelecer em outro. Sair da (Pátria) para residir em outro país.

EMIGRANTE: que, ou pessoa que imigra.

IMIGRAR: Entrar, (num país estranho) para nele viver.

MIGRANTE: que, ou quem migra.

MIGRAR: mudar periodicamente ou passar de uma região para outra, de um país para outro.

 

ATIVIDADE para ser realizada no caderno:

1) Quando os portugueses chegaram, já havia habitantes no Brasil, eles eram:

A) ( )Índios

B) ( )Holandeses

2) É correto afirmar que o povo brasileiro é formado pela mistura de grupos étnicos (raças)?

 

A) ( ) sim B) ( )não

 

3) O Brasil é um país com:

A) ( ) pouca miscigenação

B) ( ) grande miscigenação

 

4-Por que o Brasil apresenta muitas diversidades culturais?

5-Quais são os 3 grupos étnicos principais que formaram a população brasileira?

6 – Quais são os nomes que se referem as misturas das etnias?

7 – Porque os africanos vieram para o Brasil?

 8 – De que países vieram os homens brancos?

 9 – No que se refere a diversidade cultural?

10)  Como é formada a cultura de um povo?

 

11) Qual o termo que designa corretamente a pessoa que faz um movimento de saída, ou seja, sai do seu lugar de origem, em busca de um outro lugar para moradia?

A)( ) Forasteiro.

B) ( ) Imigrante.

C) ( )Emigrante.

D) ( )Nômades.

E) ( )Turistas.

12)Qual o nome do tipo de migração realizado entre duas regiões diariamente, principalmente por motivos econômicos?

A) ( )Nomadismo.

B)( ) Refugiados.

C)( ) Emigrantes.

D)( ) Transposição.

E)( ) Pendular.

 

 

Bons Estudos ;=D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre