SOCIOLOGIA – 2° A, B, C, D, E e F. – Recuperação 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE

 

- SOCIOLOGIA –  2° A, B, C, D, E e F. – Recuperação 1ºBIMESTRE PROFESSORA FABIANE

Data: 06/04/2021

 ORIENTAÇÕES: as atividades a ser realizadas no caderno, porém, deverão tirar fotos(NÍTIDAS) das atividades feitas e encaminhar para o e-mail: fabianeabbamonte@prof.educacao.sp.gov.br 

 Adicionando a escola, disciplina, nome completo, número e série.

 PS. TODAS VALEM AVALIAÇÃO.

 CASO HAJA DÚVIDAS, ENCAMINHEM PARA MEU E-MAIL ou WhatsApp 11- 968362464.

 

–Revisão do conteúdo referente ao 1ºbimestre para recuperação!

 Leia abaixo, respeitando as virgulas, pontos e exclamação e etc. Pois dessa forma terá melhor compreensão do texto. Dica: leia conversando com o texto e palavras que desconheça,  pesquise o significado no dicionário ou  google J .

 

RAÇA E ETNIA

Não existem raças humanas diferentes, nós seres humanos fazemos parte da mesma espécie.

As diferenças entre os mais variados grupos humanos que tem, preferimos chamar de ETNIA, que está ligado ao conceito de cultura.

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc.

Um grupo étnico é um grupo cujos membros se identificam com base em seus aspectos culturais, como seus costumes ou suas tradições artísticas. A etnia diz respeito aos traços culturais ou história compartilhada entre determinado grupo. Alguns grupos étnicos também compartilham traços linguísticos ou religiosos.

O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde aos diferentes grupos humanos. A ideia de etnia é um conceito diferente da noção social de raça que se usava até a metade do século XX, e abrange mais aspectos culturais.

 Diferença entre raça e etnia



Identidade Cultural

A construção de uma identidade nacional está ligada a ideia de um pertencimento a um território, a um país ou um povo. Tudo aquilo que identifica o nosso grupo (visões de mundo) está ligado a noção de identidade. Alguns fatores tal como a cultura, a história, o local e o idioma são importantes para que um grupo compartilhe elementos identitários.

identidade cultural é definida a partir da cultura que o indivíduo entende como sendo sua, bem como das manifestações culturais que compartilha ao longo da vida com indivíduos.

No mundo são várias as identidades culturais existentes e elas variam de acordo com a história local, as construções sociais estabelecidas e as práticas religiosas. A identidade social e a identidade cultural são desenvolvidas e construídas ao longo do tempo e também fazem parte da construção de identidade nacional que acompanham, em geral, os cidadãos de um mesmo país.

É importante entender: a noção de identidade é histórica e pode mudar ao longo do tempo, conforme os anos vão passando, décadas, séculos, os povos vão constantemente refazendo e reconstruindo a sua identidade.

Alteridade

alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.

A noção do outro, assim como os hábitos e a dinâmica social adotados pelo grupo social colaboram para o entendimento e assimilação dos mesmos conceitos no eu. 

Por isso, o processo de diferenciação estabelecido entre o eu e o outro é importante para a definição do entendimento do que eu sou, do que o outro é e portanto, do que não sou. Com isso, a partir do entendimento dessas noções é que se firmam as diferenças entre o eu e o outro.

É importante ressaltar que o conceito de alteridade não tem intenção de destruir ou diminuir a cultura do outro, apenas observá-la para estabelecer diferenças entre a nossa cultura e construções sociais em relação aos mesmos elementos da cultura do outro.

A alteridade pode ser utilizada tanto com culturas e grupos sociais antigos, como no caso de tribos, muitas vezes já extintas quanto com relação a grupos sociais atuais, detentores de identidades culturais próprias.

Toda vez que chocamos com o comportamento do outro, nós estamos dando o direito de o outro chocar com o nosso comportamento. O espanto e a ideia de barbaridade é dupla, da mesma forma que nos, na nossa cultura, chocamos com países como a China que comem cachorro por exemplo, a Índia tem o direito de chocar com nós que comemos carne pois lá, a vaca é um animal sagrado.

O fundamental é entender que cada povo tem seus valores e o desejável é que a gente aprenda a respeitar as diferenças.

A relação de Identidade e Alteridade nos leva para um conceito chamado Diversidade.

Diversidade cultural diz respeito às diferenças, é definida como os diversos e diferentes aspectos da cultura, como a linguagem, a religião, a culinária, as tradições, os costumes e as maneiras de organização política, familiar e institucional e outros elementos que possam explicar as características próprias de um determinado grupo social, ela marca a pluralidade, a diferença e a especificidade das diferentes manifestações culturais ao redor do mundo.

 A diversidade cultural o verdadeiro patrimônio da humanidade. É por isso que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) órgão vinculado com a ONU (Organização das Nações Unidas) tem documentos para preserva la.

Cada vez que desaparece determinado povo, desaparece toda uma cultura, sua visão de mundo que é uma grande perda.

A diversidade é fundamental para garantir a pluralidades das visões de mundo, mas não significa que ainda tenhamos diversos conflitos por causa da diversidade cultural como por exemplo o racismo, intolerância religiosa,

No Brasil por exemplo, há muitos indivíduos diferentes entre si – seja pela cor de pele, classe social, a região que moram, a geração que pertencem, ao estilo de vida que expressam, etc. E existe um racismo e uma discriminação velada. Essas manifestações estão presentes nas mais diversas relações sociais (trabalho, escola, igrejas etc.) e geralmente se expressam na intolerância cotidiana e na não aceitação da diferença.

Como por exemplo, o caso das comunidades indígenas brasileiras, até hoje há dificuldades para garantir os povos indígenas os direitos que lhes foram assegurados pela Constituição de 1988.

Assista os vídeos abaixo para descomplicar os conteúdos:

https://www.youtube.com/watch?v=d8nKgGg0qG4

 

https://www.youtube.com/watch?v=VHHuUNQVq2M

 

Responda no seu caderno:

 

   1)   Explique com suas palavras qual é a diferença entre raça e  ETNIA?

      2) Que processo levam a formação de uma identidade cultural?

      3) Explique com suas palavras o conceito de identidade e alteridade.

      4)O que você entende por diversidade cultural?

     5)O Brasil é um país culturalmente diverso. Cite exemplos de diversidade cultural entre bairros, cidades, regiões do país. Que costumes são similares e diferentes entre esses lugares que você conhece? ( se você nunca estiver saído da sua cidade, pense nas pessoas que já conheceu que vinham de outros locais, ou nas coisas que você na televisão, no cinema, nos jornais e livros).

6)Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista. ”

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

 

O trecho do texto acima aborda sobre a mistura étnica na formação da identidade brasileira. No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro:

 

a) a mistura étnica do Brasil é considerada positiva e vem se adaptando com o tempo.

b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.

c) a mistura étnica do Brasil foi fruto da violência e isso está refletido na cultura brasileira.

d) a mistura étnica do Brasil contribuiu para a criação de uma identidade brasileira negativa que se perpetua na violência.

e) a mistura étnica do Brasil é formada pela pluralidade de etnias e, por isso, é considerada negativa.

 

7) A manutenção da identidade de um grupo está relacionada com o cultivo de aspectos culturais.

Algumas das formas de manutenção do construto de uma etnia são:

 

a)   A popularização e a comercialização das características culturais e dos símbolos de uma etnia. Isso pode ser observado no comércio de produtos artesanais específicos de uma etnia, como as bonecas Karajás.

 

b) Os costumes e as tradições, como comemorações que evocam as memórias coletivas ou reforçam mitos que constituem o arcabouço interpretativo do grupo.

 

c) O tombamento do local de origem de uma etnia.

 

d) A gravação digital de costumes para que possam ser preservados para a posterioridade.

 

 



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