MATEMÁTICA - 2ª SÉRIE A, B - PROF NUNES.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA.

TURMA: 2ª SÉRIE A, B - PROFESSOR: NUNES.

DATA DE ENTREGA: Até o dia 16 / 04.

Copiar as atividades e responder. Para devolutiva, mandar fotos:

E-mail: profnunescosta@gmail.com ou WhatsApp: 91011-7541

Não esquecer de colocar nome, turma, disciplina e professor.

Espero que todos estejam bem!

Nos vídeos do CMSP – 7º Ano – Matemática, você encontra o conteúdo estudado – Repositório da aula do dia 29 e 31 / 03;  05. Link :

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10351&id=44

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10371&id=44

É necessário estar atento e participar:

Das aulas: CENTRO DE MÍDIAS SP ou TV EDUCAÇÃO.

3ª ATIVIDADE - 4ª POSTAGEM.


ATIVIDADES - RETOMANDO O QUE APRENDEMOS.

PRINCIPAIS FORMAS ESPACIAIS:

1. Relembrando as figuras espaciais e suas principais características estudadas, reconheça as figuras da imagem abaixo e informe o nome de cada uma delas. (Uma dica dos nomes: Pirâmide, Esfera, Cubo, Cone , Cilindro).

ALGUNS ELEMENTOS DOS POLIEDROS:

2. Referente a figura a seguir:

a) O nome dela é: - - - - - - - - - - - - - - - - -.

(   ) Pirâmide. (   ) Esfera. (   ) Prisma. (   ) Cone. (   ) Cilindro.

b) O número faces dela é - - - - - - - - - - - .

c) O número de vértices dela é - - - - - - - .

d) O número de arestas dela é - - - - - - - -. 

3. A partir da definição de base, faces, arestas e vértices como importantes elementos dos poliedros, indique, na figura a seguir:

a) A base, uma face lateral, uma aresta da base e um de seus vértices.

b) Qual é o nome dela (o nome da figura).

c) O número de vértices dela, ou seja, quantos vértices.


DOIS QUADRADOS INTERESSANTES.

Aplicando a propriedade distributiva em (x + a)² e (x – a)², podemos concluir que os resultados têm algumas particularidades. Podemos generalizar cada caso. Vejamos:

Quadrado da soma de dois termos, Quadrado da diferença de dois termos e produto da soma pela diferença de dois termos:

(x + a)² = (x + a) . (x + a) = x² + ax + ax + a² = x² + 2ax + a²

(x - a)² = (x - a) . (x - a) = x² - ax - ax + a² = x² - 2ax + a²

(x + a) . (x - a) = = x²  - ax + ax -a² = x² - a²

Veja também mais esses desenvolvimentos:

1º (a + b)2 = (a + b) . (a + b) = a.a + a.b + b.a + b.b = a² + 2ab + b²


2º (a + 4)² = (a + 4) . (a + 4) = a.a + a.4 + 4.a + 4.4 = a² + 8a + 16


3º (a - b)2 = (a - b) . (a - b) = a.a - a.b - b.a + b.b = a² - 2ab + b²


4º (a - 4)2 = (a - 4) . (a - 4) = a.a - a.4 - 4.a + 4.4 = a² - 8a + 16

 

5º(a + b).(a – b) = a² - ab + ab - b² = a² - b²

Responda às questões seguintes que envolvem expressões algébricas:

1. Ao desenvolver o quadrado da diferença de dois termos (a – b)², que expressão obtemos?

2. Desenvolva os produtos abaixo até a forma irredutível:

a) (x + 9)² =

b) (3 – a)² =

c) (x + 7) · (x – 7) =

d) (x + 2y) · (x – 2y) =

e) (3y² – 2)² =

f) (5 – m³)² =

3. Simplifique a expressão: (x + 2)² + (x + 2) · (x – 2) + (x – 2)²; e assinale a alternativa correspondente o resultado obtido:

a) 3x² + 4

b) (3x - 4

c) x² + 3

d) x + 4

e) 3x - 16

4. (IFSC-2017) Considerando a equação – 5(3x –  8) = – 45, é CORRETO afirmar que ela é equivalente a: (Assinalar a alternativa):

a) –15x + 5 = 0

b) –15x + 85 = 0

c) –8x –32 = 0

d) –15x –53 = 0

e) –8x –58 = 0

5. Desenvolva o quadrado da soma de dois termos: (x + 11)²; e assinale a alternativa que apresenta a expressão obtida.

a) x² + 22x + 121

b) x² – 22x + 121

c) (x + 11) . (x – 11)

d) x²  + 121

e) x² – 121

  

Não deixem para realizar as atividades no último dia. 

Boa sorte! Bom ano letivo! Fé e perseverança!












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