MATEMÁTICA - 2ª SÉRIE A, B - PROF NUNES.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA.
TURMA: 2ª SÉRIE
A, B
- PROFESSOR: NUNES.
DATA DE ENTREGA: Até o dia 16 / 04.
Copiar
as atividades e responder. Para devolutiva, mandar fotos:
E-mail: profnunescosta@gmail.com ou WhatsApp: 91011-7541
Não esquecer de colocar nome, turma, disciplina e
professor.
Espero que todos estejam bem!
Nos
vídeos do CMSP – 7º Ano – Matemática, você encontra o conteúdo estudado –
Repositório da aula do dia 29 e 31 / 03; 05. Link :
https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10351&id=44
https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10371&id=44
É necessário estar atento e participar:
Das aulas: CENTRO DE MÍDIAS SP ou TV EDUCAÇÃO.
3ª
ATIVIDADE - 4ª POSTAGEM.
ATIVIDADES - RETOMANDO O QUE APRENDEMOS.
PRINCIPAIS FORMAS ESPACIAIS:
1.
Relembrando
as figuras espaciais e suas principais características estudadas, reconheça as
figuras da imagem abaixo e informe o nome de cada uma delas. (Uma dica dos nomes: Pirâmide, Esfera, Cubo, Cone ,
Cilindro).
ALGUNS ELEMENTOS DOS POLIEDROS:
2. Referente
a figura a seguir:
a)
O nome dela é: - - - - - - - - - - - - - - - - -.
( ) Pirâmide. ( ) Esfera. (
) Prisma. ( ) Cone. ( ) Cilindro.
b) O
número faces dela é - - - - - - - - - - - .
c) O
número de vértices dela é - - - - - - - .
d) O número de arestas dela é - - - - - - - -.
3.
A partir da definição de base, faces, arestas e vértices como importantes
elementos dos poliedros, indique, na figura a seguir:
a)
A base, uma face lateral, uma aresta da base e um de seus vértices.
b)
Qual é o nome dela (o nome da figura).
c) O número de vértices dela, ou seja, quantos vértices.
DOIS QUADRADOS INTERESSANTES.
Aplicando a propriedade distributiva em (x + a)² e (x – a)²,
podemos concluir que os resultados têm algumas particularidades. Podemos
generalizar cada caso. Vejamos:
Quadrado da soma de dois termos, Quadrado da diferença de dois termos e produto da soma pela diferença
de dois termos:
(x + a)² = (x + a) . (x + a) = x² + ax + ax + a² = x² + 2ax + a²
(x - a)² = (x - a) . (x - a) = x² - ax - ax + a² = x² - 2ax + a²
(x + a) . (x - a) = = x² - ax + ax -a² = x² - a²
Veja
também mais esses desenvolvimentos:
1º (a + b)2 = (a + b) . (a + b) = a.a + a.b + b.a + b.b = a² + 2ab + b²
2º (a + 4)² = (a + 4) . (a + 4) = a.a + a.4 + 4.a + 4.4 = a² + 8a + 16
3º (a - b)2 = (a - b) . (a - b) = a.a - a.b - b.a + b.b = a² - 2ab + b²
4º (a - 4)2 = (a - 4) . (a - 4) = a.a - a.4 - 4.a + 4.4 = a² - 8a + 16
5º(a + b).(a – b) = a² - ab + ab - b² = a² - b²
Responda
às questões seguintes que envolvem expressões algébricas:
1. Ao desenvolver o quadrado da diferença de dois termos (a – b)², que expressão obtemos?
2.
Desenvolva os produtos abaixo até a forma irredutível:
a)
(x + 9)² =
b)
(3 – a)² =
c)
(x + 7) · (x – 7) =
d)
(x + 2y) · (x – 2y) =
e)
(3y² – 2)² =
f) (5 – m³)² =
3.
Simplifique a expressão: (x + 2)² + (x + 2) · (x – 2) + (x – 2)²; e assinale a
alternativa correspondente o resultado obtido:
a)
3x² + 4
b)
(3x - 4
c)
x² + 3
d)
x + 4
e)
3x - 16
4.
(IFSC-2017) Considerando a equação – 5(3x –
8) = – 45, é CORRETO afirmar que ela é equivalente a: (Assinalar a
alternativa):
a)
–15x + 5 = 0
b)
–15x + 85 = 0
c)
–8x –32 = 0
d)
–15x –53 = 0
e) –8x –58 = 0
5.
Desenvolva o quadrado da soma de dois termos: (x + 11)²; e assinale a
alternativa que apresenta a expressão obtida.
a)
x² + 22x + 121
b)
x² – 22x + 121
c)
(x + 11) . (x – 11)
d)
x² + 121
e)
x² – 121
Não deixem para realizar as atividades no último dia.
Boa
sorte! Bom ano letivo! Fé e perseverança!




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