EDUCAÇÃO FÍSICA_2º A, B, C, D, E e F _ Prof. Gomes - Tema: Esporte de Invasão ou Territorial
4º Bimestre: Atividade 1
Tema: Esporte de Invasão ou Territorial
Recursos materiais: Acesso à internet
por computador ou celular smartphone (tirar fotos também); papelaria pessoal,
caderno de anotações, registro, caneta, lápis e outras.
Aulas Previstas: 4
Dia e hora de aula no CMSP: Segunda-feira
às 09h e as sexta-feira às 17h;
Data de entrega da atividade: até 08/11/2021
Avaliação: Formativa, durante
o processo através das devolutivas das atividades.
Meio eletrônico de entrega da atividade: gomesc@prof.educacao.sp.gov.br
Horário de atendimento aos alunos: das 07h às 18h de
segunda a sexta-feira exceto feriados e para tirar dúvidas watts 910119040 ou
watts 95719-7103.
Habilidade: Identificar
os sistemas ofensivo e defensivo da modalidade esportiva trabalhada no bimestre.
👉Atividade para fazer: Faça a leitura do texto que segue
abaixo, assista ao vídeo no link indicado, formule 5 questões com respostas
sobre o tema e faça o Caça palavras que se encontra no final da página abaixo do texto e ao finalizar enviar ao professor foto da
atividade pronta.
👉Vídeo: 15/10/21 - 2ª Série EM - Educação Física - Visita ao mundo do futebol
👉Texto:
Saiba mais sobre os Esportes de Invasão
Dani Souto EF 11:25 Escola, Esportes
Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Saiba mais sobre os Esportes de
Invasão. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.
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do Telegram . Agora, vamos à leitura!
Os esportes podem ser classificados
levando-se em consideração diversos critérios, como a quantidade de
competidores, a relação com os companheiros de equipe, a interação com o
adversário, o ambiente, o desempenho comparado e os objetivos táticos da ação. Os
chamados esportes de invasão ou territoriais são aqueles nos quais os
competidores entram no setor defendido pelo adversário, objetivando atingir a
meta contrária para pontuar, além de se preocupar em proteger simultaneamente a
sua própria meta.
Os esportes possuem, em sua estrutura
interna, forte orientação para o rendimento e competição exacerbada, além de
uma perspectiva de justiça baseada em uma igualdade formal que é aplicada de
acordo com regras e certa seletividade em relação a quem pode vivenciá-lo. Ao
apresentarmos esse conteúdo, reproduzindo sua estrutura inspirada pelo
rendimento, desconsiderando as particularidades do âmbito escolar e o que
buscamos construir nesse meio, corremos o risco de fomentar um tipo de educação
mecânica, que não questiona valores da estrutura social.
Portanto, é importante considerar
qual a relação que o esporte irá ter com a educação física escolar. Por
exemplo, a partir de uma abordagem pedagógica crítica, o tratamento dado ao
esporte sugere que o ensino das técnicas/habilidades motoras aconteça não para
estimular o rendimento máximo de estudantes em aulas ou a competição exacerbada
e, por consequência, a exclusão daqueles que não obtiveram determinado
desempenho. Pelo contrário, "propõe sim, o ensino de destrezas motoras
esportivas dotadas de novos sentidos, subordinadas a novos objetivos/fins, a
serem construídos junto com um novo sentido para o próprio esporte.
O ensino dos esportes pode ser
dividido em três vertentes: os saberes procedimentais que se baseiam na ação
corporal; os saberes conceituais construídos a respeito de dados e conceitos
relativos à prática corporal sistematizada e ainda há a dimensão atitudinal em
relação ao ensino do esporte, na qual é mais dependente da construção do
ambiente pelo professor que aborda aspectos éticos e morais em relação ao
conteúdo. Manteremos esse esquema para estruturar o conteúdo e trataremos nesse
plano, especificamente, dos esportes coletivos de invasão.
Um movimento corporal nunca é
originado somente por impulsos anatômicos, bioquímicos e fisiológicos; o
movimento é uma forma de expressão do sujeito mediado pelo seu psiquismo em um
contexto que dá sentido a esse movimento. Existem diversas teorias que tendem a
explicar os mecanismos que envolvem o processo de programação, execução e
controle de uma ação motora, ou seja, o processamento da informação no âmbito
do comportamento motor. Dentre as diferentes teorias, existem três mecanismos
geralmente comuns: mecanismos de percepção, mecanismo de decisão e mecanismo de
execução.
O mecanismo de percepção é
responsável pela captura de informações do meio que chegam ao sujeito. Nesse
sentido, é possível organizar, classificar e transmitir ao mecanismo de decisão
informações decodificadas do ambiente e de sua natureza. A percepção é
importante também para a formação da memória, armazenando informações que podem
ser utilizadas em situações similares futuras.
A tomada de decisão consiste em um
plano de ação que será formado pelo indivíduo baseado nas informações obtidas e
compreendidas do meio e articuladas a um objetivo. Relacionada ao esporte, o
plano de ação difere muito quando comparados esportes com e sem interação com o
adversário. Em esportes sem interação com o adversário, o plano de ação é
construído antes da competição em si e é seguido pelo atleta da maneira mais
fiel possível. Já em esportes com interação, o plano de ação muda
constantemente devido à interferência do adversário. Sendo assim, os esportes
com interação, exigem uma complexidade cognitiva maior do entendimento da
situação para melhor adequação das tomadas de decisão.
O mecanismo de execução consiste em
colocar em prática o plano de ação anteriormente definido, essa execução
depende do ato do movimento para garantir a realização da tarefa motora. Dois
aspectos afetam diretamente a execução da tarefa motora: a coordenação
(classificada em graus de dificuldade através de aspectos como: número de
grupos musculares implicados, a estrutura do movimento, a velocidade de
execução requerida e a precisão requerida na execução) e as capacidades mistas
(coordenativas-condicionais), classificadas como maior dificuldade quando
exigem esforços máximos ou próximos de máximo. Portanto, baseado nos mecanismos
de processamento de informação, conclui-se que nos esportes coletivos, os jogadores
devem realizar tarefas como antecipar a ação motora do adversário e do
companheiro de equipe para organizar suas ações e buscar atingir um objetivo.
Por isso, no ensino desses esportes, é de extrema importância que o(a)
professor(a) utilize métodos de aprendizagem nos quais os alunos interajam
entre si como adversários, vivenciando a realidade do jogo, transcendendo o
ensino de técnicas isoladas, como se resolvessem os problemas de contexto de
jogo.
Como metodologia de ensino, os
esportes coletivos foram situados nessa categoria por possuírem as mesmas
invariantes em sua estrutura. Essas invariantes são seis: uma bola (ou
implemento similar), um espaço de jogo, parceiros com os quais se joga,
adversários, um alvo a atacar (e, de forma complementar, um alvo a defender) e
regras específicas.
Por terem a mesma estrutura lógica, o
processo pedagógico de ensino pode ser facilitado através das seis regras de
ação da lógica interna dos esportes coletivos. Dessas seis regras, três são
para o ataque: conservação individual e coletiva da posse de bola; progressão
em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando à obtenção do
ponto. E três para a defesa: recuperação da bola; impedir o avanço da equipe em
direção ao alvo que defende e proteção deste alvo, visando impedir a
finalização da equipe adversária.
Por fim, para facilitar a compreensão
e análise estrutural dos esportes coletivos, Daolio (2000) sugeriu um modelo
pendular que segue abaixo:
Através desse modelo, é possível
observar que os princípios operacionais (ataque e defesa) são menos móveis,
traduzindo a característica comum aos esportes coletivos. Já as regras de ação
possuem um pouco mais de mobilidade (estando de acordo com cada modalidade) e,
por fim, os gestos técnicos são os mais particulares de cada modalidade em si.
Essa ilustração indica o caminho facilitado para o processo de ensino e
aprendizagem.
Lembrando que, para a disputa de
esportes de invasão, existem duas equipes que possuem uma meta a ser defendida
e a meta do adversário, para ser invadida e atacada a fim de computar pontos. A
transição de ataque para defesa acontece a todo momento. A manutenção da posse
de bola é de suma importância para a eficiência do ataque e, nesse momento, a
defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para retomar a posse da bola
e passar a atacar. As metas a serem defendidas e/ou atacadas estão sempre
posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras retangulares,
características desses esportes. Exemplo: basquetebol, corfebol, floorball,
frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama,
lacrosse, polo aquático, rúgbi, etc.
https://www.educacaofisicaa.com.br/2020/10/saiba-mais-sobre-os-esportes-de-invasao.html
👉Caça Palavra:

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