WILSON FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Disciplina: FILOSOFIA
Série destino: 2 A.B C.D.E.F
Quantia de aulas previstas: 04 Aulas
Tema:: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Dia da aula de no CMSP : 23/09/21
Habilidades: Analisar e avaliar
os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e
sociedades contemporâneos (fluxos populacionais)
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ATIVIDADE 2 ANOS A.B.C.D.E.F
FILOSOFIA
1. A
partir de conversa com seus colegas, em pequenos grupos, elabore uma frase para
expressar o que você entende por “educação”. O que essa palavra significa?
2. Por que você vem à escola?
3. Caso você seja obrigado por alguém a vir à escola, por
que isso ocorre?
4. Qual é o
principal compromisso dos professores?
5. Que tipo de aluno você é? Quais são as suas
curiosidades?
6. Fora da escola, o
que você tem aprendido
7. Por que você vem à escola?8
8 Caso você seja
obrigado por alguém a vir à escola, por que isso ocorre?
9 E com a vivência na escola, o que você tem aprendido que
considera muito importante para a sua vida?
10. Como você quer que seus filhos sejam educados?
11O que você sonha para seu futuro e o de seus futuros
filhos?
Educação
e emancipação
“É bastante conhecida a minha
concordância com a crítica ao conceito de modelo ideal. Esta expressão se
encaixa com bastante precisão na esfera do jargão da autenticidade que procurei
atacar em seus fundamentos. Em relação a essa questão, gostaria apenas de
atentar a um momento específico no conceito de modelo ideal, o da heteronímia,
o momento autoritário é imposto a partir do exterior. Nele existe algo de
usurpador. É de se perguntar de onde alguém se considera no direito de decidir
a respeito da orientação da educação dos outros. As condições – provenientes no
mesmo plano de linguagem e de pensamento ou de Lei. também correspondem a esse
modo de pensar. Encontram-se em contradição com a ideia de um homem autônomo,
emancipado, conforme a formulação definitiva de Kant na exigência que todos os
homens tenham que se libertar de sua auto inculpável menoridade. A seguir, e
assumindo o risco, gostaria de apresentar minha concepção inicial de educação.
Evidentemente, não a assim chamada modelagem de pessoas, porque não temos o
direito de modelar pessoas a partir do seu exterior; mas também não a mera
transmissão de conhecimentos, cuja característica de coisa morta já foi mais do
que destacada, mas a produção de uma consciência verdadeira. Isso seria
inclusive da maior importância política; sua ideia, se é permitido dizer assim,
é uma exigência política, isto é, uma democracia com o dever de não apenas
funcionar, mas também operar conforme o seu conceito, demanda pessoas
emancipadas. Uma democracia efetiva só pode ser imaginada em uma sociedade de
quem é emancipado. Numa democracia, quem defende ideais contrários à
emancipação, e, portanto, contrários à decisão consciente independente de cada
pessoa em particular, é um antidemocrata, até mesmo se as ideias que
correspondem a seus desígnios são difundidas no plano formal da democracia. As
tendências de apresentação de ideias exteriores que não se originam a partir da
própria consciência emancipada, ou melhor, que se legitimam diante dessa
consciência, permanecem sendo coletivistas-reacionárias. Elas apontam para uma
esfera a que deveríamos nos opor não exteriormente pela política, mas também em
outros planos muito mais profundos”.
ADORNO, Theodor. Educação e
emancipação. Tradução Wolfgang leo Maar. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1995. p 141-142
1.
Para o autor, qual é o papel social da educação? Perguntando de outro modo:
Qual é o objetivo da educação?
2. Com
base no texto, o que você pode comentar sobre a relação entre educação e
democracia?
ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021
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