WILSON FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

 

Disciplina: FILOSOFIA

Série destino: 2 A.B C.D.E.F

Quantia de aulas previstas: 04 Aulas

Tema:: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Dia da aula de  no CMSP : 23/09/21

Habilidades: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais)

 

 

4 ATIVIDADE 2 ANOS A.B.C.D.E.F

FILOSOFIA

 

1. A partir de conversa com seus colegas, em pequenos grupos, elabore uma frase para expressar o que você entende por “educação”. O que essa palavra significa?

2. Por que você vem à escola?

3. Caso você seja obrigado por alguém a vir à escola, por que isso ocorre?

 4. Qual é o principal compromisso dos professores?

5. Que tipo de aluno você é? Quais são as suas curiosidades?

 6. Fora da escola, o que você tem aprendido

7. Por que você vem à escola?8

 8 Caso você seja obrigado por alguém a vir à escola, por que isso ocorre?

 

 

9 E com a vivência na escola, o que você tem aprendido que considera muito importante para a sua vida?

10. Como você quer que seus filhos sejam educados?

 

11O que você sonha para seu futuro e o de seus futuros filhos?

 

Educação e emancipação

“É bastante conhecida a minha concordância com a crítica ao conceito de modelo ideal. Esta expressão se encaixa com bastante precisão na esfera do jargão da autenticidade que procurei atacar em seus fundamentos. Em relação a essa questão, gostaria apenas de atentar a um momento específico no conceito de modelo ideal, o da heteronímia, o momento autoritário é imposto a partir do exterior. Nele existe algo de usurpador. É de se perguntar de onde alguém se considera no direito de decidir a respeito da orientação da educação dos outros. As condições – provenientes no mesmo plano de linguagem e de pensamento ou de Lei. também correspondem a esse modo de pensar. Encontram-se em contradição com a ideia de um homem autônomo, emancipado, conforme a formulação definitiva de Kant na exigência que todos os homens tenham que se libertar de sua auto inculpável menoridade. A seguir, e assumindo o risco, gostaria de apresentar minha concepção inicial de educação. Evidentemente, não a assim chamada modelagem de pessoas, porque não temos o direito de modelar pessoas a partir do seu exterior; mas também não a mera transmissão de conhecimentos, cuja característica de coisa morta já foi mais do que destacada, mas a produção de uma consciência verdadeira. Isso seria inclusive da maior importância política; sua ideia, se é permitido dizer assim, é uma exigência política, isto é, uma democracia com o dever de não apenas funcionar, mas também operar conforme o seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva só pode ser imaginada em uma sociedade de quem é emancipado. Numa democracia, quem defende ideais contrários à emancipação, e, portanto, contrários à decisão consciente independente de cada pessoa em particular, é um antidemocrata, até mesmo se as ideias que correspondem a seus desígnios são difundidas no plano formal da democracia. As tendências de apresentação de ideias exteriores que não se originam a partir da própria consciência emancipada, ou melhor, que se legitimam diante dessa consciência, permanecem sendo coletivistas-reacionárias. Elas apontam para uma esfera a que deveríamos nos opor não exteriormente pela política, mas também em outros planos muito mais profundos”.

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang leo Maar. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p 141-142

 

1. Para o autor, qual é o papel social da educação? Perguntando de outro modo: Qual é o objetivo da educação?

2. Com base no texto, o que você pode comentar sobre a relação entre educação e democracia?

 

 

ENTREGAR ATIVIDADES ATÉ 07/1021

NO EMAIL wildamblei2@yahoo.com.br

Zap só para recados 965640519

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre