WILSON FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F DIFERENÇAS E Semelhanças ENTRE HOMENS E Mulheres

 

 

2 ANOS A.B.C.D.E.F

Disciplina: Filosofia

Série destino: 2 ANOS

Quantia de aulas previstas: 04 Aulas

Tema: DIFERENÇAS E Semelhanças ENTRE HOMENS E Mulheres

Dia da aula de  no CMSP : 12/0821

Habilidades trabalhadas: Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos

ATIVIDADES 2 ANOS A.B.C.D.E.F

DIFERENÇAS E Semelhanças ENTRE HOMENS E Mulheres

1.     Para iniciar o estudo desse tema, escreva características :

 Homens

 

 

 

 Mulheres

 

Diferenças que você percebe entre

Homens

 Mulheres.

Leitura e Análise de Texto

Destacamos parte de uma entrevista concedida por Judith Butler a Baukje Prins e Irene Costera Meijer. Nesta resposta, pode-se perceber o pensamento de Butler sobre as práticas que tornam legítima a classificação dos corpos com exclusão de muitos.

Como os corpos se tornam matéria

               “Meu trabalho sempre teve como finalidade expandir e realçar um campo de possibilidades para a vida corpórea. Minha ênfase inicial na desnaturalização não era tanto uma oposição à natureza quanto uma oposição à invocação da natureza como modo de estabelecer limites necessários para a vida gendrada. Pensar os corpos diferentemente me parece parte da luta conceitual e filosófica que o feminismo abraça, o que pode estar relacionado também a questões de sobrevivência. A abjeção de certos tipos de corpos, sua inaceitabilidade por códigos de inteligibilidade, manifesta-se em políticas e na política, e viver com tal corpo no mundo é viver nas regiões sombrias da ontologia. Eu me enfureço com as reivindicações ontológicas de que códigos de legitimidade constroem nossos corpos no mundo; então eu tento, quando posso, usar minha imaginação em oposição a essa ideia.

                 Portanto, não é um diagnóstico, e não apenas uma estratégia, e muito menos uma história, mas um outro tipo de trabalho que acontece no nível de um imaginário filosófico, que é organizado pelos códigos de legitimidade, mas que também emerge do interior desses códigos como a possibilidade interna de seu próprio desmantelamento”.

PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: Entrevista com Judith Butler. Revista Estudos Feministas, v.10, n. 1, 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2010.

1       - Quais são as categorias mais excluídas nas sociedades atuais, principalmente no Brasil; e o que nós podemos fazer para superar a classificação das pessoas a partir dessas categorias, ou seja, como pensar diferente? Elabore em folha avulsa uma redação a respeito dessas questões.

2           Quais políticas públicas poderiam colaborar para a superação da desigualdade social entre homens e mulheres?

3. Assinale, a partir dos conhecimentos desenvolvidos pela leitura e discussão dos textos, valores que podem ser considerados machistas.

 a) Homem não chora.

 b) As mulheres são bonitas, mas não são inteligentes.

c) Homens e mulheres são definições sociais a partir do corpo.

 d) Respeitar a diferença é uma atitude ética e política.

 

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