WILSON FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F HUMILAÇÃO VELHICE E RACISMO
Professor: Wilson
Disciplina:
Sociologia
Série destino 2ª.A.B.C.D.E.F
Habilidade: identificar e criticar
práticas de aulas
Quantidade de aulas:04
Tema: Humilhação, velhice e racismo
ATIVIDADS 2 NÃO A,B,C,D,E,F
FILOSOFIA
Reflexão SOBRE Humilhação E Velhice !
Antes de iniciar os exercícios,
leia com atenção o seguinte texto:
“A humilhação é uma
modalidade de angústia que se dispara a partir do enigma da desigualdade de
classes. Angústia que os pobres conhecem bem e que, entre eles, inscre ve-se no
núcleo de sua submissão. Os pobres sofrem frequentemente o impacto dos
maus-tratos. Psicologicamente, sofrem continuamente o impacto de uma mensagem
estranha, misteriosa: ‘vocês são inferiores’. E o que é profundamente grave: a
mensagem passa a ser esperada, mesmo nas circunstâncias em que, para nós
outros, observadores externos, não pareceria razoável esperá-la. Para os
pobres, a humilhação ou é uma realidade em ato ou é frequentemente sentida como
uma realidade iminente, sempre a espreitar lhes, onde quer que estejam, com
quem quer que estejam. O sentimento de não possuírem direitos, de parecerem
desprezíveis e repugnantes, tornasse-lhes compulsivo: movem-se e falam, quando
falam, como seres que ninguém vê”.
GONÇAlVES FIlHO, José Moura.
Humilhação social: um problema político em Psicologia. Psicologia USP. São
Paulo, 1998, v. 9, n. 2. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2010.
a)
O sentimento de humilhação limita-se às
situações de desigualdade social?
b)
Dê um exemplo de situação de humilhação que você
tenha vivenciado ou tomado conhecimento sobre a vivência de outra pessoa. Qual
é a principal causa para o sentimento de humilhação no exemplo que você
destacou?
c) Fingir que não tem
importância ou agir violentamente resolve o sentimento da humilhação? Por quê?
d) Você acha que numa situação de humilhação é
melhor aceitar calado ou procurar defender-se de forma crítica, ou seja,
analisando as motivações de quem o humilha e contextualizando as humilhações no
conjunto de valores de nossa sociedade?
e) Cite momentos em que as
instituições e o poder público humilham as pessoas (por exemplo: filas, mau
atendimento médico-hospitalar, impunidade diante de práticas de corrupção). O
que devemos fazer para que passem a respeitar as pessoas
f quais são as pessoas
humilhadas além dos velhos?
Sugestão de questões para
esta conversa/entrevista com alguém conhecido ou familiar
1. Como o senhor(a) é
tratado(a) pelos serviços públicos? Por exemplo: filas, sistema de transporte e
aposentadoria; enfim, a maneira como o idoso é tratado na sociedade.
2. Os seus rendimentos
(pensões) são suficientes para as suas necessidades? Por exemplo: remédios,
alimentação, lazer, água, luz e aluguel.
3. Como é tratado(a) por sua
família? Por exemplo: quem o(a) visita, quem lhe telefona constantemente, de
quem ele(a) tem saudade?
4. Onde encontra diversão fora da família? Por
exemplo: grupos da terceira idade, trabalho voluntário, cinema e leitura.
5. Quanto é dependente das
pessoas? Por exemplo: passeia sozinho(a) pela cidade? Consegue pagar suas
contas? Mora sozinho?
6. Como gostaria de ser valorizado(a)?
Por exemplo: ser ouvido, ganhar um pouco mais e ter um serviço público melhor.
Além das respostas obtidas, registre também em folha avulsa outras informações
que a conversa possa ter oferecido. Por exemplo, a emoção manifestada por essa
pessoa idosa ou histórias que ela tenha contado e você considere interessantes
sobre o tema.
entregar as atividades até31/8
no emal
wildamblei2@yahoo.com.br
zap só para brecados 965641905
Comentários
Enviar um comentário