WILSON FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F HUMILAÇÃO VELHICE E RACISMO

     

                                                                   Professor: Wilson

Disciplina: Sociologia

Série destino 2ª.A.B.C.D.E.F

     Habilidade:    identificar e criticar práticas de aulas

Quantidade de aulas:04

Tema: Humilhação, velhice e racismo 

ATIVIDADS 2 NÃO A,B,C,D,E,F

 FILOSOFIA

 

Reflexão SOBRE Humilhação E Velhice !

 Antes de iniciar os exercícios, leia com atenção o seguinte texto:

 

               “A humilhação é uma modalidade de angústia que se dispara a partir do enigma da desigualdade de classes. Angústia que os pobres conhecem bem e que, entre eles, inscre ve-se no núcleo de sua submissão. Os pobres sofrem frequentemente o impacto dos maus-tratos. Psicologicamente, sofrem continuamente o impacto de uma mensagem estranha, misteriosa: ‘vocês são inferiores’. E o que é profundamente grave: a mensagem passa a ser esperada, mesmo nas circunstâncias em que, para nós outros, observadores externos, não pareceria razoável esperá-la. Para os pobres, a humilhação ou é uma realidade em ato ou é frequentemente sentida como uma realidade iminente, sempre a espreitar lhes, onde quer que estejam, com quem quer que estejam. O sentimento de não possuírem direitos, de parecerem desprezíveis e repugnantes, tornasse-lhes compulsivo: movem-se e falam, quando falam, como seres que ninguém vê”.

 

 GONÇAlVES FIlHO, José Moura. Humilhação social: um problema político em Psicologia. Psicologia USP. São Paulo, 1998, v. 9, n. 2. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2010.

 

a)      O sentimento de humilhação limita-se às situações de desigualdade social?

 

b)     Dê um exemplo de situação de humilhação que você tenha vivenciado ou tomado conhecimento sobre a vivência de outra pessoa. Qual é a principal causa para o sentimento de humilhação no exemplo que você destacou?

 

c) Fingir que não tem importância ou agir violentamente resolve o sentimento da humilhação? Por quê?

 

 d) Você acha que numa situação de humilhação é melhor aceitar calado ou procurar defender-se de forma crítica, ou seja, analisando as motivações de quem o humilha e contextualizando as humilhações no conjunto de valores de nossa sociedade?

 

e) Cite momentos em que as instituições e o poder público humilham as pessoas (por exemplo: filas, mau atendimento médico-hospitalar, impunidade diante de práticas de corrupção). O que devemos fazer para que passem a respeitar as pessoas

f quais são as pessoas humilhadas além dos velhos?

 

Sugestão de questões para esta conversa/entrevista com alguém conhecido ou familiar

 

1. Como o senhor(a) é tratado(a) pelos serviços públicos? Por exemplo: filas, sistema de transporte e aposentadoria; enfim, a maneira como o idoso é tratado na sociedade.

2. Os seus rendimentos (pensões) são suficientes para as suas necessidades? Por exemplo: remédios, alimentação, lazer, água, luz e aluguel.

3. Como é tratado(a) por sua família? Por exemplo: quem o(a) visita, quem lhe telefona constantemente, de quem ele(a) tem saudade?

 4. Onde encontra diversão fora da família? Por exemplo: grupos da terceira idade, trabalho voluntário, cinema e leitura.

5. Quanto é dependente das pessoas? Por exemplo: passeia sozinho(a) pela cidade? Consegue pagar suas contas? Mora sozinho?

6. Como gostaria de ser valorizado(a)? Por exemplo: ser ouvido, ganhar um pouco mais e ter um serviço público melhor. Além das respostas obtidas, registre também em folha avulsa outras informações que a conversa possa ter oferecido. Por exemplo, a emoção manifestada por essa pessoa idosa ou histórias que ela tenha contado e você considere interessantes sobre o tema.

 

 

 

 

entregar as atividades até31/8

no emal  wildamblei2@yahoo.com.br

zap só para brecados 965641905

 

 

 

 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre