PROF WILSON FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO
ATIVIDADES
DE FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F
PROF: WILSON
DISCIPLINA:
FILOSOFIA 4 AULAS
HABILIDADE.
Identificar diferentes
concepções de indivíduo
DIA DA AULA CMSP:14/06
Condutas
massificada
PESQUISA
INDIVIDUAL
a) Egoísmo:
b) Psicanálise:
c) Indústria cultural:
a)
Sexualidade:
Leitura e Análise de Texto
“Na indústria, o indivíduo é ilusório não apenas por causa da
padronização do modo de produção. Ele só é tolerado na medida em que sua
identidade incondicional com o universal está fora de questão. Da improvisação
padronizada do jazz até os tipos originais do cinema, que têm de deixar a
franja cair sobre os olhos para serem reconhecidos como tais, o que domina é a
pseudoindividualidade. O individual reduz-se à capacidade do universal de marcar
tão integralmente o contingente que ele possa ser conservado como o mesmo.
Assim, por exemplo, o ar de obstinada reserva ou a postura elegante do
indivíduo exibido numa cena determinada é algo que se produz em série
exatamente como as fechaduras Yale, que só por frações de milímetros se
distinguem umas das outras. As particularidades do eu são mercadorias
monopolizadas e socialmente condicionadas, que se fazem passar por algo
natural. Elas se reduzem ao bigode, ao sotaque francês, à voz grave de mulher de
vida livre [...]: são como impressões digitais em cédulas de identidade que,
não fosse por elas, seriam rigorosamente iguais e nas quais a vida e a
fisionomia de todos os indivíduos – da estrela do cinema ao encarcerado – se
transformam, em face ao poderio do universal. A pseudoindividualidade é um
processo para compreender e tirar da tragédia sua virulência: é só porque os
indivíduos não são mais indivíduos, mas sim meras encruzilhadas das tendências
do universal, que é possível reintegrá-los totalmente na universalidade. A
cultura de massas revela assim seu caráter fictício que a forma do indivíduo
sempre exibiu na era da burguesia, e seu único erro é vangloriar-se por essa
duvidosa harmonia do universal e do particular.”
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max.
Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de
Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. P
1 -Faça um resumo do
texto apresentado.
2 - Qual é o tipo de produto oferecido?
3-Escreva qual a mercadoria cultural
oferecida, por exemplo: um cantor, um ator, um CD, uma rádio, um filme, um
alimento, um apartamento, um automóvel.
4 -Qual estilo de vida
está vinculado ao produto oferecido Qual a promessa de realização pessoal,
felicidade, liberdade ou poder vinculada ao produto? O à venda
5 – O que você entende por cultura de massa
entregar
ate 30/06/21no email wildamblei2@yahoo.com.br
zap só para tirar dúvidas
946344772
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