PROF WILSON FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO

 

ATIVIDADES DE FILOSOFIA 2 ANOS A.B.C.D.E.F

 

PROF: WILSON

DISCIPLINA:  FILOSOFIA 4 AULAS

HABILIDADE. Identificar diferentes concepções de indivíduo

DIA DA AULA CMSP:14/06

 

Condutas massificada

 

 

PESQUISA INDIVIDUAL

 

 

a) Egoísmo:

 

 b) Psicanálise:

 

c) Indústria cultural:

 

a)      Sexualidade:

 

 

Leitura e Análise de Texto

      

                   “Na indústria, o indivíduo é ilusório não apenas por causa da padronização do modo de produção. Ele só é tolerado na medida em que sua identidade incondicional com o universal está fora de questão. Da improvisação padronizada do jazz até os tipos originais do cinema, que têm de deixar a franja cair sobre os olhos para serem reconhecidos como tais, o que domina é a pseudoindividualidade. O individual reduz-se à capacidade do universal de marcar tão integralmente o contingente que ele possa ser conservado como o mesmo. Assim, por exemplo, o ar de obstinada reserva ou a postura elegante do indivíduo exibido numa cena determinada é algo que se produz em série exatamente como as fechaduras Yale, que só por frações de milímetros se distinguem umas das outras. As particularidades do eu são mercadorias monopolizadas e socialmente condicionadas, que se fazem passar por algo natural. Elas se reduzem ao bigode, ao sotaque francês, à voz grave de mulher de vida livre [...]: são como impressões digitais em cédulas de identidade que, não fosse por elas, seriam rigorosamente iguais e nas quais a vida e a fisionomia de todos os indivíduos – da estrela do cinema ao encarcerado – se transformam, em face ao poderio do universal. A pseudoindividualidade é um processo para compreender e tirar da tragédia sua virulência: é só porque os indivíduos não são mais indivíduos, mas sim meras encruzilhadas das tendências do universal, que é possível reintegrá-los totalmente na universalidade. A cultura de massas revela assim seu caráter fictício que a forma do indivíduo sempre exibiu na era da burguesia, e seu único erro é vangloriar-se por essa duvidosa harmonia do universal e do particular.”

 

 ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. P

1 -Faça um resumo do texto apresentado.

             

2 -  Qual é o tipo de produto oferecido?

             

 3-Escreva qual a mercadoria cultural oferecida, por exemplo: um cantor, um ator, um CD, uma rádio, um filme, um alimento, um apartamento, um automóvel.

 

4 -Qual estilo de vida está vinculado ao produto oferecido Qual a promessa de realização pessoal, felicidade, liberdade ou poder vinculada ao produto? O à venda

5 – O  que você entende por cultura de massa

 

 

 

 

 

 

entregar ate 30/06/21no email wildamblei2@yahoo.com.br

zap só para tirar dúvidas

946344772

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre