PROJETO DE VIDA - 2º ANO E - PROFª GILVANIA - EMAIL: gilvaniaescola2020@gmail.com - 2º BIMESTRE

 ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA  MARIA CÉLIA FALCÃO RODRIGUES

Roteiro de aula: Projeto de Vida - 2º ano E - profª Gilvania - 2º Bimestre

1) Assista ao vídeo e responda as 2 questões (interações) que surgem no decorrer do vídeo:


2) Leia o texto abaixo e responda as questões sobre Xenofobia:

Xenofobia:

Xenofobia é uma palavra de origem grega que significa aversão a pessoas e objetos estranhos. O termo tem várias aplicações e usos, o que muitas vezes provoca confusões em relação ao significado. Entendida como preconceito, a xenofobia se caracteriza pela aversão, hostilidade, repúdio e o ódio a estrangeiros. É uma forma de intolerância social, gerada pela não aceitação de outras identidades culturais. Este tipo de preconceito é fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos e econômicos. 

 

Nem todas as formas de discriminação contra minorias podem ser consideradas xenofobia. Em muitos casos são atitudes associadas a conflitos ideológicos ou motivações políticas. Cabe enfatizar, também, que xenofobia e racismo, embora muitas vezes se traduzam em atitudes semelhantes de discriminação, são dois conceitos diferentes, A xenofobia está direcionada para alguém que vem de outro país (seja ou não da mesma raça). Por outro lado, o racismo é a discriminação fundamentada na raça da pessoa em questão, mesmo que ela seja do mesmo país. 

A xenofobia pode ser entendida também como doença psicológica. Nessa abordagem, o termo é usado designar o medo excessivo e desequilibrado do desconhecido, que faz com que a pessoa evite situações de risco, temendo ter uma crise de angústia ou de pânico, o que influencia diretamente na sua rotina, nos relacionamentos e nas atividades sociais.

 Nos últimos anos, a intolerância social aumentou consideravelmente no mundo, principalmente no continente europeu em que muitos países atravessam por uma crise. Nesse contexto, a xenofobia é gerada pelos fluxos migratórios de estrangeiros que, impulsionados pelo fenômeno da globalização, buscam novas oportunidades e melhor qualidade de vida. As diferenças socioculturais e, principalmente, a relação tensa entre os trabalhadores dos países ricos e os estrangeiros que disputam os mesmos postos de trabalho geram comportamentos xenófobos. A maioria dos países desenvolvidos teme que a chegada maciça de imigrantes possa provocar o surgimento de problemas sociais (desemprego, criminalidade, queda na qualidade de vida etc.). 

Já existem partidos xenófobos que lutam contra a entrada de imigrantes e alguns países criam medidas legais e até mesmo barreiras físicas, de modo a dificultar cada vez mais a entrada de imigrantes. Tais medidas, no entanto, só têm conseguido aumentar a imigração ilegal. 

 A xenofobia e os consequentes atos contras imigrantes são oficialmente considerados como crime e violação dos Direitos Humanos. Com receio de que os casos de xenofobia iniciem uma grande onda de intolerância étnica, religiosa e cultural (tal como a vivida na 2ª Guerra Mundial, qual resultou no genocídio de judeus na Alemanha de Hitler), autoridades da União Europeia e organizações supranacionais como a ONU têm criado projetos para repudiar e evitar o desenvolvimento da xenofobia entre os europeus. 

  O Brasil é conhecido por ser um país que recebeu e recebe muitos imigrantes de vários países com diferentes culturas. Isso não significa que no país não se registrem manifestações de xenofobia.  A verdade é que xenofobia existe por aqui desde o final do século XIX, quando se verificou o fenômeno chamado lusofobia - manifestação de hostilidade contra o povo português  e a cultura portuguesa. A reação xenófoba era mais violenta em relação aos portugueses, mas atingia também outros imigrantes: espanhóis, italianos, sírios etc., que disputavam o mesmo mercado de trabalho com os brasileiros.

 http://www.todamateria.com.br/xenofobia/

http://www.espacoacademico.com.br/013/13andrioli1.htm

http://oestrangeiro.org/2012/07/24/lutar-contra-racismo-e-xenofobia-e-necessario/

Parte superior do formulário

  1. 1 - Assinale a alternativa em desacordo com o texto:


 a) A xenofobia pode ser caracterizada como um preconceito ou como um transtorno psicológico.
 b) Como forma de preconceito a xenofobia se caracteriza pela aversão a estrangeiros.
 Em termos psicológicos a xenofobia pode ser caracterizada como um medo excessivo e descontrolado diante do diferente, do desconhecido.
 d) Todas as formas de discriminação contra minorias podem ser consideradas xenofobia.

2 - Sobre a xenofobia é correto afirmar que:

I.          Em países desenvolvidos a xenofobia é geralmente gerada pelo medo de que a chegada maciça de imigrantes possa provocar o surgimento de problemas sociais.

II.         Todo preconceito racial é uma forma de xenofobia.

III.        A xenofobia pode ser direcionada a estrangeiros ou a a pessoas do mesmo país.

IV.       Medidas restritivas contra a imigração tomadas pelos governos de países desenvolvidos têm-se demonstrado eficientes para diminuir a imigração ilegal.

 


 a) Somente a afirmação I é correta.
 b) Somente as afirmações I e III são corretas.
 c) Somente as afirmações II e IV são corretas.
 d) Todas as afirmações são corretas.



Obs: Não se esqueça de realizar as atividades da prancheta do CMSP

Plantão de dúvidas de quarta e quinta das 07hs ás 12:35hs no WhatsApp

98023-3203 e Email: gilvaniaescola2020@gmail.com








Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre