Prof Wilson filosofia 2 anos A.B.C..D.E.F introdução À teoria DO individuo

 

Professor: Wilson

Disciplina: Filosofia

Série destino: 2 ANO A.B,C,D,E,F

Quantia de aulas previstas: 4

 

 

 1Atividades 2 bimestre de filosofia 2 anos A.B.C.D.E.F

 

 

Introdução à Teoria do Indivíduo

 

 

     Pesquise sobre o significado de algumas palavras. Pesquise na internet, em dicionários de Filosofia, na biblioteca da escola ou de sua cidade, o significado das palavras e dos termos relacionados a seguir. Quanto

mais aprofundada sua pesquisa, melhor.

a) Utilitarismo:

b) Indivíduo:

c) Contratual ismo:

d) Teoria Liberal

 

 

 

Exercícios

1. Responda às seguintes questões de maneira bem detalhada.

a) O que diferencia você de seus colegas de classe? Você identifica algumas características que o distinguem do seu grupo de colegas e amigos? Quais são?

 

b) O que aproxima você de seus colegas? Você identifica algumas características que são comuns a você e aos seus colegas e amigos? Quais são?

 

Reflita e responda

1 -Se cada um é livre, tem o direito à propriedade e à defesa da própria vida,                   como nós não acabamos em uma situação de guerra de todos contra todos?

 

 

2 -Caso uma pessoa não tenha o que precisa, o que a impede de tomar de outro o que lhe falta?

Por que tenho de respeitar a liberdade do outro?

 

 

LEITURA E ANALISE DE TEXTO

 

                    Os prazeres e as dores constituem os instrumentos com os quais o legislador deve trabalhar. Por este motivo convém que compreenda a força dos mesmos, ou seja, em outros

termos, o seu valor.

II – Para uma pessoa considerada em si mesma, o valor de um prazer ou de uma dor,

considerado em si mesmo, será maior ou menor, segundo as quatro circunstâncias que

seguem:

1. A sua intensidade.

2. A sua duração.

3. A sua certeza ou incerteza.

4. A sua proximidade no tempo ou a sua longinquidade.

III – Essas circunstâncias devem ser consideradas na avaliação de um prazer ou de uma dor, cada qual considerado em si mesmo.

Entretanto, quando o valor de um prazer ou de uma dor for considerado com o escopo de avaliar a tendência de qualquer ato pelo qual o prazer ou a dor são produzidos, é necessário tomar em consideração outras duas circunstâncias.

São elas:

A sua fecundidade, vale dizer, a probabilidade que o prazer ou a dor têm de serem seguidos por sensações da mesma espécie, isto é, de prazer, quando se tratar de um prazer, ou de dor, em se tratando de uma dor.

A sua pureza, ou seja, a probabilidade que o prazer e a dor têm de não serem seguidos

por sensações do tipo contrário, isto é, de dores no caso de um prazer, e de prazeres, em se tratando de uma dor.”

 

BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação.

Tradução Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1989.

 

 

 

1. Assinale as características do utilitarismo.

a) O prazer como objetivo de todos os seres vivos.

b) A busca por uma ciência moral tão exata quanto a Matemática.

c) A defesa da propriedade, por meio do contrato social.

d) A igualdade deve ser construída, não sendo simplesmente dada pela natureza.

e) A ideia de que é preciso uma hierarquia cada vez maior na sociedade, entre patrão e empregado, homem e mulher, rico e pobre.

 

2. Assinale as ideias de John Locke.

a) As pessoas não precisam fazer acordos, o importante é cada um cuidar do que é seu.

b) O Estado deve proteger a paz e a propriedade.

c) As pessoas precisam deixar de usar a força e pedir a intervenção do Estado para resolver os

seus conflitos.

d) É preciso fazer uma revolução para que todos tenham a igualdade no socialismo.

e) O importante mesmo é criar leis para beneficiar os mais pobres.

 

Entregar até dia 02/06/21

Wildamblei2@yahoo.com.br

zap só ´para tirardúvidas

946344772

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2ºD - 1ª Atividade - Tecnologia da Inovação - Professora Liliane

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 24/06 a 02/07 - 3 aulas - 2°bimestre - Recuperação e Aprofundamento

Prof Neide - Biologia - 2° anos A B C D E - Ensino Médio - data: 06/05 a 20/05 - 4 aulas - Tema: A membrana plasmática - atividade 1 - 2°bimestre