Professora, Mayara Historia 2 °Anos , A,B,C,E,F Atividade de recuperaçao

 Professora : Mayara ----História 

2° Anos A,B, C ,E,F

Data da Entrega 30/04/2021  

email: mayaraevelyn@prof.educacao.sp.gov.br

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: RENASCIMENTOS

Texto introdutório Renascimento é o período ao qual se convencionou chamar à confluência da mentalidade humanista nas artes, na literatura, na filosofia e na ciência, e que foi pautado nos seguintes fundamentos: antropocentrismo, individualismo, racionalismo, cientificismo e na negação dos valores medievais. Tendo como palco principal a Península Itálica, os renascentistas se diziam responsáveis pelo ressurgimento do Classicismo greco-romano e, ao valorizarem a efervescência cultural a qual estavam vivendo, foram eles os responsáveis pela forma de se conceber a Idade Média como um período de hiato cultural e científico. Mas, se podemos identificar na literatura e na pintura elementos do humanismo já no século XIII, e desde o século XII o desenvolvimento do comércio urban desde o século XII o desenvolvimento do comércio urbano, também podemos entender o Renascimento como fruto da própria Idade Média 

Agora é hora de relacionar as ideias e as inovações tecnológicas do Renascimento ao seu legado no presente.

a)      Pesquise  duas manifestações culturais ou científicas do presente que são desdobramentos do contexto renascentista.

b)      Realize uma pesquisa sobre as artes Renascentistas

c)       Com o resultado, faça um breve texto ou um podcast com a hashtag “#legamosdoRenascimento” (Este  texto e sobre as influências que encontramos no Mundo Atual  que são renascentistas )

Vila Itororó (década de 1920)Vila Itororó (década de 1920)

Situada na região da Bela Vista, a Vila Itororó é composta por 37 casas e um palacete. Foi construída entre os anos de 1922 e 1929 por um comerciante português. Sem estilo arquitetônico definido, a proposta do local era a de promover a ocupação do espaço público pela comunidade. O fato de a vila ter oferecido a primeira piscina privada de uso público da cidade, com água bombeada do Riacho Itororó, demonstra essa intenção. Nos anos 1940, suas casas foram sendo, aos poucos, invadidas e ocupadas.

Cerca de 87 famílias viveram no local durante as décadas seguintes, construindo “puxadinhos” que descaracterizaram a arquitetura original. A remoção das últimas famílias da Vila Itororó ocorreu em 2012. Muitas das famílias removidas não foram encaminhadas para programas sociais de habitação, e o espaço não sofreu as intervenções necessárias, como a restauração e a implantação de algum tipo de dispositivo público, para ser devolvido à sociedade.

Reflita e Responda :

Com base no caso da Vila Itororó, responda: garantir direitos sociais contribui para a preservação do patrimônio histórico? Justifique sua resposta.

 

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