Professor Janser - Geografia - 2º A,B,C,D,E,F - Atividade 3 - Revisão dos conteúdos - Envio de fotos das atividades até 12/04/21 através do e-mail jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br
Sensoriamento remoto. Revisão dos conteúdos.
Ensino Médio: 2ª Série – 1º Bimestre.
Habilidade do Currículo Paulista: “Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos
produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar
fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas”.
Temas e Conteúdo: Cartografia e poder.
QUESTÃO 1
O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de
Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos
governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva
verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa
correta:
I. O GPS é um Sistema de Posicionamento Global
constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por
aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de
latitude, longitude e altitude.
III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas
a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo,
detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar
prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.
a) VFVV.
b) VVVF.
c) FVVV.
d) VVVV
QUESTÃO 2
Explique o que significa a expressão “sensoriamento remoto”
e destaque quais são as suas utilidades.
QUESTÃO 3
A importância do Geoprocessamento reside no tratamento de
imagens para a produção de mapas, cartas, projeções cartográficas e recolher
dados em forma de gráficos, quadros e tabelas sobre os diversos elementos da
superfície terrestre. Sobre o Geoprocessamento, assinale a alternativa incorreta:
a) O uso de softwares e equipamentos
tecnológicos é imprescindível para a operação do Geoprocessamento.
b) A aerofotogrametria pode ser uma
importante ferramenta a ser utilizada pelo Geoprocessamento.
c) A produção de mapas digitais depende única e
exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites.
d) O Geoprocessamento pode ser muito útil para serviços de
espionagem, uma vez que as imagens de satélite permitem visualizar, em
detalhes, qualquer ponto da superfície terrestre.
Regionalização do
Brasil e suas fronteiras. Revisão dos conteúdos.
Ensino Médio: 2ª Série – Anos A,B,C,D,E 1º
Bimestre; Atividade 2.
Habilidade do Currículo Paulista: Comparar as
diferentes formas de regionalização do Brasil.
Unidade temática: Território brasileiro.
Objetos de conhecimento: As fronteiras
brasileiras.
Regionalização do Brasil e suas fronteiras
QUESTÃO 1
Com base no mapa a seguir e em seus conhecimentos sobre a
divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa
correta:
Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹
a) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os
níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.
b) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui,
proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.
c) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta
mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.
d) O Nordeste é a região mais heterogênea em termos da
quantidade proporcional de televisores entre os seus estados.
QUESTÃO 2
Observe a figura a seguir:
Mapa da divisão regional do Brasil
O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa,
tem por referência:
a) a base física territorial, onde se destacam as bacias
hidrográficas.
b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição
da população brasileira.
c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos
industriais.
d) as características socioeconômicas relativas à população
e às atividades produtivas.
e) os elementos de ordem natural relacionados com os tipos
climáticos.
QUESTÃO 3
Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida,
assinale a proposição correta:
Divisão regional brasileira
a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram
numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura
vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de
autoconsumo.
b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as
condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada
homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque
ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.
c) O número 2 indica a região que teve menor importância
econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração,
voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.
d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice
de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de
Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.
e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a
crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais
adversas, advindas da presença do bioma caatinga.



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