Professor Janser - Geografia - 2º A,B,C,D,E,F - Atividade 3 - Revisão dos conteúdos - Envio de fotos das atividades até 12/04/21 através do e-mail jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br


Sensoriamento remoto. Revisão dos conteúdos.

Ensino Médio: 2ª Série – 1º Bimestre.

 Habilidade do Currículo Paulista: “Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas”.

 Temas e Conteúdo: Cartografia e poder.

QUESTÃO 1

O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I.  O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.

II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.

III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.

IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.

a) VFVV.

b) VVVF.

c) FVVV.

d) VVVV

QUESTÃO 2

Explique o que significa a expressão “sensoriamento remoto” e destaque quais são as suas utilidades.

QUESTÃO 3

A importância do Geoprocessamento reside no tratamento de imagens para a produção de mapas, cartas, projeções cartográficas e recolher dados em forma de gráficos, quadros e tabelas sobre os diversos elementos da superfície terrestre. Sobre o Geoprocessamento, assinale a alternativa incorreta:

a) O uso de softwares e equipamentos tecnológicos é imprescindível para a operação do Geoprocessamento.

b) A aerofotogrametria pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Geoprocessamento.

c) A produção de mapas digitais depende única e exclusivamente das imagens e dados fornecidos pelos satélites.

d) O Geoprocessamento pode ser muito útil para serviços de espionagem, uma vez que as imagens de satélite permitem visualizar, em detalhes, qualquer ponto da superfície terrestre.

 

Regionalização do Brasil e suas fronteiras. Revisão dos conteúdos.

 Ensino Médio: 2ª Série – Anos A,B,C,D,E 1º Bimestre; Atividade 2.

Habilidade do Currículo Paulista: Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil.

Unidade temática: Território brasileiro.

Objetos de conhecimento: As fronteiras brasileiras.

Regionalização do Brasil e suas fronteiras

QUESTÃO 1

Com base no mapa a seguir e em seus conhecimentos sobre a divisão regional brasileira realizada pelo IBGE, assinale a alternativa correta:



Mapa da porcentagem de domicílios com televisão no território nacional¹

a) A quantidade de televisores no Brasil não reflete os níveis de desenvolvimento econômico das respectivas regiões brasileiras.

b) O Centro-Oeste brasileiro é a região que possui, proporcionalmente, a menor quantidade de televisores em suas casas.

c) O Amapá é o único estado da região Norte que apresenta mais de 85% de seus domicílios com aparelhos de TV.

d) O Nordeste é a região mais heterogênea em termos da quantidade proporcional de televisores entre os seus estados.

QUESTÃO 2

Observe a figura a seguir:



Mapa da divisão regional do Brasil

O critério adotado, na divisão regional descrita no mapa, tem por referência:

a) a base física territorial, onde se destacam as bacias hidrográficas.

b) os aspectos demográficos, considerando-se a distribuição da população brasileira.

c) o setor secundário, mediante o número de estabelecimentos industriais.

d) as características socioeconômicas relativas à população e às atividades produtivas.

e) os elementos de ordem natural relacionados com os tipos climáticos.

 

QUESTÃO 3

 

Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:


Divisão regional brasileira



a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.

b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.

c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.

d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.

e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

 

Atenção: as atividades deverão ser enviadas no e-mail: jansersteffen@prof.educacao.sp.gov.br

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