Prof Wilson 2 ano A.B.C.D.E.F A LIBERDADE

 

 3ªATIVIDADES 2 ANO FILOSOFIA

 

 

A LIBERDADE

 

 

             Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão. Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros. No meio jurídico, existe a liberdade condicional, que é quando um indivíduo que foi condenado por algo que cometeu, recebe o direito de cumprir toda, ou parte de sua pena em liberdade, ou seja, com o direito de fazer o que tiver interesse, mas de acordo com as normas da justiça. Existe também a liberdade provisória, que é atribuída a um indivíduo com cunho temporário. Pode ser obrigatória, permitida (com ou sem fiança) e vedada (em certos casos como o alegado envolvimento em crime organizado).

             A liberdade de expressão é a garantia e a capacidade dada a um indivíduo, que lhe permite expressar as suas opiniões e crenças sem ser censurado. Apesar disso, estão previstos alguns casos em que se verifica a restrição legítima da liberdade de expressão, quando a opinião ou crença tem o objetivo discriminar uma pessoa ou grupo específico através de declarações injuriosas e difamatórias. Com origem no termo em latim libertas, a palavra liberdade também pode ser usada em sentido figurado, podendo ser sinônimo de ousadia, franqueza ou familiaridade. Ex: Como você chegou tarde, eu tomei a liberdade de pedir o jantar para você. A liberdade pode consistir na personificação de ideologias liberais. Faz parte do lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade“, criado em 1793 para expressar valores defendidos pela Revolução Francesa, uma revolta que teve um impacto enorme nas sociedades contemporâneas e nos sistemas políticos da atualidade.

 

Descreva o seu conceito deliberdde?




           No âmbito da música, várias obras foram dedicadas ou inspiradas pelo conceito de liberdade. Um exemplo é o Hino da Proclamação da República do Brasil, escrito por Medeiros de Albuquerque: “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!

Liberdade e Ética. De acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.

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             Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.

Diversos filósofos estudaram e publicaram suas obras sobre a liberdade como Marx, Sartre, Descartes, Kant e outros. Para Descartes a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo, mas muitas vezes essa vontade depende de outros fatores, como dinheiro ou bens materiais.

 

 

1 -Pesquise na internet, em dicionários de Filosofia, na biblioteca da escola ou da sua cidade o significado das palavras relacionadas a seguir. Quanto mais aprofundada a sua pesquisa, melhor.

• Liberdade

Responsabilidade

• Convívio

 Projeto

 

 

 

1. Assinale as atitudes que podem aumentar a nossa liberdade:

a) Estudar e estimular a nossa imaginação.

b) Criar um plano em que a moral possa ficar de fora.

c) Refletir sobre a nossa vida.

d) Diminuir a liberdade dos outros.

e) Pensar em um projeto para a nossa vida.

 

 

Leia o texto com atenção e responda

 

O primeiro dever passado pelo novo professor de português foi uma descrição tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Camões, aqueles nunca dantes navegados; o episódio do Adamastor foi reescrito pela meninada.

Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhéus foi o tema de minha descrição.

Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existência de uma vocação autêntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com atenção o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela página seria no futuro um escritor conhecido. Não regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos.

Passei a ser uma personalidade, segundo os cânones do colégio, ao lado dos futebolistas, dos campeões de matemática e de religião, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espécie de Círculo Literário onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensação permanente durante os dois anos em que estudei no colégio dos jesuítas.

Houve, porém, sensível mudança na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteção e colocou em minhas mãos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver", depois clássicos portugueses, traduções de ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa época minha paixão por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norte-americano não figurava entre os prediletos do padre Cabral.

Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha prisão, minha primeira prisão.

Jorge Amado

1.  Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos:
a)façam uma descrição sobre o mar;

b)descrevam os mares encapelados de Camões;

c)reescrevam o episódio do Gigante Adamastor;.

d)façam uma descrição dos mares nunca dantes navegados; e)retirem de Camões inspiração para descrever o mar.

2.  Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo:
a)conhecimento extraído de "As viagens de Gulliver";

b)assunto extraído de traduções de ficcionistas ingleses e franceses;

c)amor por Charles Dickens;

d)mar descrito por Mark Twain;

e)saber já feito, já explorado por célebre autor.

3.Apenas o narrador foi diferente, porque:

a)lia Camões;

b)se baseou na própria vivência;

c)conhecia os ficcionistas ingleses e franceses;

d)tinha conhecimento das obras de Mark Twain;

e)sua descrição não foi corrigida na cela de Padre Cabral.

4.O narrador confessa que no internato lhe faltava:

a)a leitura de Os Lusíadas;

b)o episódio do Adamastor;

c)liberdade e sonho;

d)vocação autêntica de escritor;

e)respeitável personalidade.

5.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos, mas só foi um elogiado, porque revelava:

a)liberdade;

b)sonho;

c)imparcialidade;

d)originalidade;

e)resignação.

6.Por ter executado um trabalho de qualidade literária superior, o narrador adquiriu um direito que lhe

agradou muito:

a)ler livros da estante de Padre Cabral;

b)rever as praias do Pontal;

c)ler sonetos camonianos;

d)conhecer mares nunca dantes navegados;

e)conhecer a cela de Padre Cabral.

7.Contudo, a felicidade alcançada pelo narrador não era plena. Havia uma pedra em seu caminho:

a)os colegas do internato;

b)a cela do Padre Cabral;

c)a prisão do internato;

d)o mar de Ilhéus;

e)as praias do Pontal.

8.Conclui-se, da leitura do texto, que:

a)o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforço com que o realizaram;

b)o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno escreveu sobre o mar de Ilhéus;

c)o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos demonstrava gosto pela leitura dos clássicos

portugueses;

d)a competência de saber escrever conferia, no colégio, tanto destaque quanto a competência de ser

bom atleta ou bom em matemática;

e)graças à amizade que passou a ter com Padre Cabral, o narrador do texto passou a ser uma

personalidade no colégio dos jesuítas.

9.O primeiro dever... foi uma descrição... Contudo nesse texto predomina a:

a)narração;

b)dissertação;

c)descrição;

d)linguagem poética;

e)linguagem epistolar.

10.Por isso a maioria dos verbos do texto encontra-se no:

a)presente do indicativo;

b)pretérito imperfeito do indicativo;

c)pretérito perfeito do indicativo;

d)pretérito mais que perfeito do indicativo;

e)futuro do indicativo.

 

 

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